Investigação do Pentágono a fuga de informação focada em falhas de segurança

© D.R.

A investigação à fuga de informação protagonizada por Jack Teixeira está focada nas falhas de segurança que lhe permitiram alegadamente remover os documentos de nível ultrassecreto da base da Guarda Nacional de Massachusetts, assegurou o secretário norte-americano de Defesa, Lloyd Austin.

A idade de Teixeira (21 anos) tem levantado a questão de como os Estados Unidos poderiam dar a alguém tão jovem acesso a informação confidencial, mas para o Pentágono, a idade não é o problema, disse Austin a jornalistas que viajaram na sua comitiva para a Suécia.

“A grande maioria dos nossos militares é jovem”, disse o secretário norte-americano.

Os documentos divulgados expuseram ao mundo avaliações secretas sobre a guerra da Rússia na Ucrânia, as capacidades e interesses geopolíticos de outras nações e outras questões de segurança nacional.

Teixeira foi acusado na sexta-feira, num tribunal federal em Boston, de remoção e retenção não autorizadas de informações classificadas e de defesa nacional.

O jovem deveria ficar hoje a saber se continuaria detido até ao início do julgamento, numa nova audiência no mesmo tribunal, mas que acabou adiada apenas algumas horas antes do seu início.

O juiz norte-americano David Hennessy ordenou um adiamento de cerca de duas semanas da audiência, para permitir que os advogados de defesa de Teixeira tenham mais tempo para responder ao pedido do Governo para que o jovem permaneça detido.

Apesar do adiamento, uma “audiência preliminar” foi realizada na manhã de hoje, na qual Jack Teixeira compareceu algemado e com o uniforme laranja usado nas prisões norte-americanas, segundo a agência Associated Press.

Nesta breve aparição, o jovem apenas respondeu “sim” e “não” a perguntas sobre se entendia os seus direitos e o processo, tendo deixado o tribunal pouco tempo depois.

Também o padrasto de Jack Teixeira esteve presente, mas abandonou o tribunal sem falar com a imprensa no local, juntamente com o defensor público federal atribuído ao jovem.

Teixeira, um membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, permanecerá detido enquanto aguarda a sua próxima audiência no tribunal em cerca de duas semanas, apesar de ainda não existir uma data definida.

Na Suécia, onde Austin se encontrou com o ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, numa demonstração de apoio à candidatura daquele país à NATO, a questão da fuga de informação não terá sido levantada.

“Posso apenas dizer que existe uma boa cooperação de inteligência entre a Suécia e os Estados Unidos”, disse Jonson.

“Temos a certeza absoluta do compromisso dos Estados Unidos em lidar com a situação”, acrescentou o ministro sueco.

A Força Aérea norte-americana está a investigar como é que um aviador poderia isoladamente ter acesso e distribuir centenas de documentos altamente confidenciais.

Enquanto decorrem as investigações, foi suspenso o serviço de informações da unidade onde ocorreu a fuga de informação e onde Jack trabalhava, disse a liderança da Força Aérea na terça-feira.

Últimas do Mundo

A proprietária do Daily Mail, DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico Telegraph por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou hoje a editora em comunicado.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi hoje preso preventivamente a pedido do Supremo Tribunal Federal, segundo a imprensa local.
A União Europeia admite que a conferência da ONU sobre alterações climáticas termine “sem acordo” por considerar que a proposta hoje apresentada pela presidência brasileira da COP30 é inaceitável.
A Comissão Europeia exigiu hoje ao Governo de Portugal que aplique corretamente uma diretiva que diz respeito aos requisitos mínimos de energia nos produtos que são colocados à venda.
Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, anunciou hoje um responsável local, assinalando o segundo rapto deste tipo no país numa semana.
Sheikh Hasina, outrora a mulher mais poderosa do Bangladesh, cai agora como carrasco nacional: um tribunal condenou-a à morte por orquestrar a carnificina que matou 1.400 manifestantes e feriu 25 mil.
A violência contra cristãos disparou em 2024, com mais de 2.200 ataques que vão de igrejas incendiadas a fiéis assassinados, revelando uma Europa cada vez mais vulnerável ao extremismo e ao ódio religioso. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido lideram a lista negra da cristianofobia.
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.
Cerca de mil pessoas, incluindo mais de 130 alpinistas, foram hoje retiradas das proximidades do vulcão Semeru, na ilha de Java, que entrou em erupção na quarta-feira, disseram as autoridade indonésias.