Adesão à greve no turno da noite na Valorsul foi de 100%

© ValorSul

A adesão à greve no turno da noite dos trabalhadores da Valorsul, empresa responsável pelo tratamento de resíduos nas regiões de Lisboa e Oeste, que teve início às 00:00 de hoje, foi de 100%, segundo fonte sindical.

“A adesão à greve no turno da noite que começou às 00:00 e terminou às 08:00 foi de 100% na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos. Nos outros centros de resíduos ainda não temos, a esta hora [pelas 10:00], informação concreta”, disse à agência Lusa Dario Fernandes, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro Sul e Regiões Autónomas (SITE/CRSA).

Apesar de a empresa não ter solicitado serviços mínimos, o dirigente sindical explicou que estes, à semelhança do que aconteceu em outras greves, estão a ser cumpridos pelos trabalhadores.

“A empresa não os solicitou dentro dos prazos legais, mas o piquete como é habitual, assegurou a segurança das instalações e os serviços mínimos, apesar de tudo. A luta é justa, mas acima de tudo temos responsabilidade, a segurança para com a empresa e a população”, disse.

Dario Fernandes adiantou também à Lusa que esta greve, que termina às 24:00 de sexta-feira (12 de maio) é feita por turnos.

“A greve vai ser de oito horas em funcionamento e oito horas em greve. Será turno sim, turno não”, disse.

No que diz respeito aos motivos da greve, o dirigente sindical adiantou que têm a ver com aumentos salariais de forma a permitir a recuperação do poder de compra devido à inflação, 35 horas para todos os trabalhadores, cumprimento integral do acordo de empresa e a valorização das carreiras dos trabalhadores.

Contactada pela Lusa, a Valorsul remeteu um comentário a esta greve para mais tarde.

No domingo, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) informou que o normal funcionamento do sistema de recolha de resíduos na cidade poderá ser afetado entre hoje e sexta-feira devido à greve dos trabalhadores da Valorsul.

Em comunicado, a CML explicou ainda que iria “desenvolver os esforços possíveis para minimizar eventuais constrangimentos” e, após a greve, “proceder à normalização do sistema de remoção de resíduos e atividades complementares”.

A Valorsul, com cerca de 450 trabalhadores, é a empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos recicláveis e resíduos sólidos urbanos produzidos em 19 concelhos das regiões de Lisboa e Oeste.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 25 quilos de cocaína "com elevado grau de pureza" no porto de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto, em contentores refrigerados provenientes do Uruguai, foi hoje anunciado.
A Universidade de Coimbra (UC) recebeu mais de dois mil alunos em mobilidade académica no ano letivo de 2024/2025, maioritariamente provenientes de Itália, Espanha e Brasil, revelou hoje o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva.
A Fenprof enviou hoje uma carta aberta ao ministro acusando-o de desvalorizar o direito à manifestação, numa escola perante alunos “a quem deveria ser transmitido o valor da democracia e dos direitos que a sustentam”.
O número de jovens que saiu de uma casa de acolhimento para um estabelecimento prisional duplicou entre 2023 e 2024, com seis casos, revela o relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens (CASA) 2024.
O ex-fuzileiro Cláudio Coimbra, condenado por matar um PSP à porta de uma discoteca em Lisboa em 2022, foi hoje absolvido da acusação de tentar agredir um GNR também na noite lisboeta.
A GNR está a realizar hoje uma operação de fiscalização dirigida a trabalhadores agrícolas e ao seu transporte no concelho de Odemira, distrito de Beja, revelou fonte da força de segurança.
O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.