SNTSF convoca greve na CP de 24 horas para dia 31 de maio

©Folha Nacional

A SNTSF/FECTRANS convocou uma greve de 24 horas para o dia 31 de maio na CP – Comboios de Portugal, pedindo a reabertura do processo de negociação para aumentar os salários dos trabalhadores, foi hoje anunciado.

“A SNTSF/FECTRANS entregou, ontem [segunda-feira], um pré-aviso de greve para a CP, com a duração de 24 horas para o próximo dia 31 de maio”, referem o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário e a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações num comunicado hoje divulgado.

De acordo com o sindicato, as razões da greve são a reabertura do processo negociação, o aumento dos salários que reponha o poder de compra perdido, a valorização das carreiras profissionais, a contratação de trabalhadores e contra a destruição de postos de trabalho e o cumprimento do Acordo de 22 de julho de 2018, referente às funções em Agente Único.

“Recentemente o Governo/administração introduziu na empresa um tratamento diferenciado entre trabalhadores, em que uns terão atualizações salariais na ordem de 8%, enquanto outros terão cerca de metade”, denuncia o sindicato.

O SNTSF/FECTRANS diz que não contesta os aumentos de salários “acima daqueles que foram aplicados este ano”, mas sim “que se queira impor aos restantes uma nova redução do poder de compra, ou que a justificação de uns aumentos seja a destruição de postos de trabalho de outras categorias”.

A ação convocada pela SNTSF/FECTRANS surge para o mesmo dia da greve, também de 24 horas, anunciada na segunda-feira pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).

Num comunicado divulgado na segunda-feira, o SFRCI revelou que, “em representação dos trabalhadores ferroviários da CP”, entregou um “pré-aviso de greve de 24 horas para o dia 31 de maio de 2023”.

“A direção deste sindicato, no seguimento de reunião com a Administração da CP realizada no dia 10 de maio 2023, ao ter conhecimento dos termos do acordo realizado entre esta e o sindicato dos maquinistas, verificou que esse acordo coloca em causa o acordo realizado entre Ministério das Infraestruturas, IMT, CP com o SFRCI em conjunto com outras ORT [organizações representativas dos trabalhadores] em 2018, no que respeita as regras de segurança da circulação de comboios”, referiu, na mesma nota.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja e 10 sob aviso amarelo devido à agitação marítima, segundo o IPMA, que prevê também queda de neve em dois distritos do interior norte.
A TAP disse hoje à Lusa que a companhia vai atuar no dia da greve geral, 11 de dezembro, com base nos serviços mínimos acordados com os sindicatos.
O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Barcelos passou a receber, entre as 22h00 e as 08h00, utentes exclusivamente mediante referenciação pelo INEM/CODU para situações emergentes, foi hoje anunciado.
Os guardas prisionais ameaçaram hoje participar na greve geral da próxima semana caso o Governo continue a ignorar as reivindicações de promoção dos trabalhadores e reforço da segurança nas cadeias.
O presidente da administração da SATA, Rui Coutinho, apresentou a demissão do cargo, revelou hoje à Lusa o Governo dos Açores, que vai nomear o diretor financeiro, Tiago Santos, para a liderança do grupo de aviação.
O pão e os produtos de pastelaria deverão sofrer um "ligeiro aumento" de preço no próximo ano, impactados pelas revisões laborais e pelo agravamento do gasto com os ovos, frutos secos e cartão, adiantou à Lusa a ACIP.
O Presidente da República, operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada, passou bem a noite e poderá ter alta na quarta-feira, se tudo estiver a correr bem, segundo a presidente do Hospital de São João, no Porto.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, informou hoje a Presidência da República.
A Embaixada da República de Angola em Portugal reagiu com “consternação” ao falecimento dos seis jovens angolanos, vítimas de um acidente de viação na madrugada de domingo em Lisboa, endereçando as condolências às famílias.
A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.