Aprovada proposta de Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa

© D.R.

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de resolução para as Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional nos próximos dez anos e destacou as novas realidades que afetam a segurança do continente europeu.

No comunicado do Conselho de Ministros, o Governo escreve que esta proposta visa “contribuir para a adaptação da Defesa Nacional e das Forças Armadas às necessidades da próxima década, incorporando as novas realidades da segurança global e regional” e destaca “aquelas que afetam a segurança do continente europeu, do Atlântico e de outros espaços vitais” para a defesa coletiva.

O Conceito Estratégico de Defesa Nacional, cuja última versão é de 2013, está em fase de revisão.

Em 2022, o Ministério da Defesa nomeou um conselho para a revisão deste conceito, presidido pelo antigo ministro Nuno Severiano Teixeira, num total de 21 membros, que entregou em janeiro ao Governo uma proposta de Grandes Opções.

Segundo a lei, o Conceito Estratégico de Defesa Nacional “define as prioridades do Estado em matéria de defesa, de acordo com o interesse nacional, e é parte integrante da política de defesa nacional”.

As Grandes Opções do Conceito Estratégico “são objeto de debate e aprovação na Assembleia da República, por iniciativa do Governo” e o Conceito Estratégico final é aprovado por resolução do Conselho de Ministros.

No passado dia 11 de abril, o Presidente da República insistiu na necessidade de reforço e modernização dos meios militares e na valorização das carreiras, reiterando também o apelo a que o novo Conceito Estratégico de Defesa reúna consenso político alargado.

Numa iniciativa promovida pelo Grupo de Reflexão Estratégica Independente (GREI), Marcelo Rebelo de Sousa argumentou que a invasão da Ucrânia pela Federação Russa mostrou “a falta de resiliência europeia no setor da Defesa” e que “esta é uma oportunidade única para repensar as prioridades da defesa nacional de Portugal e as linhas de ação estratégicas nacionais”, invocando a máxima “se queres a paz, prepara-te para a guerra”.

“Não é possível a concretização de um Conceito Estratégico de Defesa Nacional sem os recursos adequados, sob pena de ser inviável a sua operacionalização. Falo das capacidades em geral, matéria em que a Lei de Programação Militar deverá ir bem mais longe do que o ensaio frustrado da última lei. Mas falo também dos recursos humanos. Importa mais do que nunca valorizar e reconhecer aqueles que diariamente defendem a nossa bandeira em Portugal e no estrangeiro”, afirmou.

Últimas do País

A empresa que está a assegurar o transporte aéreo de emergência culpa Governo e INEM pelos atrasos no concurso e diz que se os prazos tivessem sido cumpridos todos os meios estariam no terreno a 01 de julho.
Quatro pessoas foram detidas na sexta-feira por venderem droga no Boom Festival, em Idanha-a-Nova, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A Liga dos Bombeiros Portugueses exigiu hoje ao Governo o pagamento, até quarta-feira, das dividas do serviço de emergência pré-hospitalar, ameaçando suspender, durante um dia, o uso das ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica.
A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) defende uma alteração legislativa para aproveitar órgãos de pessoas em fim de vida, estimando que isso aumentaria em 30% os órgãos disponíveis para transplante e contribuiria para reduzir as listas de espera.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) decide hoje se os bombeiros vão realizar na próxima semana "uma paragem simbólica" para protestarem contra os pagamentos em atraso de vários milhões de euros do Ministério da Saúde às corporações.
Cinco urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar hoje encerradas em Portugal continental, de acordo com as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Região Demarcada do Douro vai transformar um total de 75 mil pipas de mosto em vinho do Porto nesta vindima, menos 15 mil do que no ano anterior, decidiu hoje o conselho interprofissional da região.
A Câmara de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, alertou o ministro da Agricultura quanto aos furtos recorrentes de melão e melancia nos campos agrícolas do concelho e pediu mais policiamento e fiscalização da GNR e ASAE.
Seis urgências vão estar fechadas no sábado e sete no domingo, sendo duas de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 10:45 de hoje.
Cerca de 85% dos fogos no país têm mão criminosa