Estudantes de Medicina alertam para falta de investimento na formação

© D.R.

Mais de 900 estudantes de Medicina criticam a qualidade da formação médica ministrada em Portugal, alertando para a ausência de investimento, segundo os resultados de uma iniciativa da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) hoje divulgados.

“São os resultados que estávamos à espera. (…) Acabamos ter resultados muito semelhantes entre si, o que revela que, de facto, os problemas são transversais a todos”, adiantou à agência Lusa o presidente da ANEM.

De acordo com Vasco Cremon de Lemos, a iniciativa “A tua voz. O teu diagnóstico” serviu para “fazer uma pequena descrição” daquilo que é a formação dos estudantes de Medicina.

Os quase 1.000 alunos apontam para o subfinanciamento dos recursos das escolas médicas, escassez dos recursos humanos, métodos de ensino desatualizados e a ausência na digitalização da Saúde.

“Esta falta de financiamento e subfinanciamento (…) deve-se sobretudo à falta de condições que muitas vezes acabamos por sentir: auditórios sobrelotados e espaços físicos das faculdades sobrelotados”, indicou o dirigente, afirmando que o mesmo problema acontece “no espaço hospitalar”.

Criticando o Estado por ter aumentado o número de estudantes sem aumentar o financiamento das escolas médicas, Vasco Cremon de Lemos explicou que os jovens médicos, em pré-graduação, acabam por sentir a falta de tutores na formação.

“Acaba por revelar a falta de recursos humanos que também existe. (…) A escassez de recursos humanos pode-se combater com a criação de carreiras atrativas para o corpo docente, permitindo que a carreira docente se concilie com carreira médica, porque grande parte dos nossos docentes são médicos e é necessário que haja uma componente de docência”, sublinhou.

A ANEM também pediu uma audiência com a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, para promover um diálogo sobre a melhoria da formação médica em Portugal.

“Até ao momento ainda não obtivemos nenhuma resposta. O nosso objetivo com o Ministério é apresentar os problemas e discutir em conjunto soluções, perceber de que parte podemos contribuir para a solução. Queremos ser uma parte ativa na construção de soluções”, observou.

Vasco Cremon de Lemos disse à Lusa que a ANEM tem algumas propostas que passam pelo financiamento, pela criação de carreiras mais atrativas para o corpo docente, pelo aumento da simulação na formação médica e pelas infraestruturas necessárias.

Referindo que nunca se deve “abdicar da ética essencial aos cuidados de saúde”, o presidente ANEM esclareceu que a associação vai continuar a analisar as necessidades identificadas pelos estudantes para depois as discutir com o Governo, planificando “iniciativas futuras”.

Últimas do País

O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.
A União Europeia (UE) registou, em 2024, 8.343 incêndios florestais, um valor quatro vezes superior à média de 17 anos e Portugal foi um dos países mais afetados, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).