29 Março, 2024

Ventura pede a Costa que demita hoje Galamba e diz saber que já sondou sucessores

© Folha Nacional

O presidente do CHEGA apelou ao primeiro-ministro para que demita já hoje João Galamba, dizendo ter informações de que António Costa já terá “tentado encontrar sucessores” para o cargo de ministro das Infraestruturas.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, André Ventura anunciou que o partido quer também ouvir o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na comissão de inquérito à TAP, depois de João Galamba o ter mencionado entre os contactos telefónicos que fez na noite de 26 de abril, na audição perante a comissão parlamentar de inquérito à TAP que terminou já esta madrugada.

“Ficou evidente para todo o país a profundidade e intensidade das contradições suscitadas pelo que foi dito pelo ministro João Galamba”, considerando Ventura, apontando duas.

Por um lado, Ventura considerou “bizarra” a teoria de que a PSP teria sido chamada ao Ministério das Infraestruturas por causa de agressões e de um alegado furto de um portátil por parte do ex-adjunto Frederico Pinheiro e, depois, o tivesse acompanhado à saída.

“Se foi o MAI que fez a ponte com a PSP, é importante que venha explicar a que título veio, qual foi o tipo de intervenção da política”, disse, considerando mais credível a versão transmitida por Frederico Pinheiro na quarta-feira à comissão de inquérito, de que foi ele próprio a pedir a intervenção policial.

Por outro lado, o líder do CHEGA diz serem necessários mais esclarecimentos sobre o envolvimento das ‘secretas’ neste caso – reiterando a necessidade de um inquérito parlamentar -, dizendo ter “a convicção” de que foi António Costa que aconselhou João Galamba a chamar o SIS, ao contrário do que foi dito pelo ministro.

“Esta teia de mentiras, falsidade e dados incompletos minam por completo a credibilidade de João Galamba enquanto ministro. Tenho um pedido ao primeiro-ministro: que demita o ministro João Galamba já hoje”, disse, acrescentando “ter informações” que António Costa até já “terá tentado encontrar sucessores” para o cargo.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados