Fraude com cartões na zona euro cai para nível mínimo em 2021

© D.R.

A fraude com cartões na Europa continuou a descer em 2021, ao cair para 0,028% do valor total dos pagamentos com cartão efetuados com cartões emitidos no SEPA, o nível mais baixo desde o início da recolha de dados.

Num comunicado hoje divulgado, o Banco Central Europeu (BCE) precisa que esta percentagem de 0,028% do valor total dos pagamentos com cartão efetuados com cartões emitidos no SEPA (Espaço Único de Pagamentos em Euros) ascendeu a 1.530 milhões de euros de um valor total de 5,40 biliões de euros.

O BCE recorda que em comparação, a fraude com cartões em 2019 ascendeu a 1.870 milhões de euros de um valor total de 5,16 biliões de euros e que a percentagem mais elevada de fraude com cartões observada até à data foi de 0,048% em 2008.

No comunicado, o BCE explica que existem dois tipos distintos de fraude com cartões, uma com cartão não presente, ou seja, fraude realizada remotamente em pagamentos ‘online’ e por telefone, utilizando dados do cartão obtidos através de esquemas como o ‘phishing’ e outra com cartão presente, que ocorre normalmente em pontos de venda a retalho e caixas automáticos e envolve a utilização de cartões falsificados.

A fraude com cartão não presente, que representou aproximadamente 84% do valor total da fraude com cartão em 2021, diminuiu 12% em relação a 2019, na sequência da implementação em todo o mercado de uma autenticação forte do cliente ao abrigo da Diretiva Serviços de Pagamento da UE revista (PSD2), adianta o BCE.

Já a fraude com cartão presente, a mesma diminuiu 6% em 2021 em relação ao nível de 2019, devido à continuação da implementação global das normas do setor, que têm sido eficazes na redução das oportunidades de cometer fraudes de contrafação com banda magnética, adianta o BCE.

O BCE indica ainda que tal como em relatórios anteriores, a maior parte da fraude com cartões em 2020 e 2021 envolveu transações transfronteiriças.

Embora as operações transfronteiriças tenham representado apenas 11% do valor total das operações de pagamento com cartão, representaram 63% do valor total da fraude com cartão em 2021, precisa o BCE.

O relatório sobre a fraude com cartões do BCE baseia-se em informações fornecidas por 20 operadores de sistemas de pagamento com cartões.

 

Últimas de Economia

O limite total da despesa para 2025 definido pelo Governo vai aumentar 19,3%, para 425,9 mil milhões de euros, segundo o quadro plurianual das despesas públicas, remetido hoje pelo Governo ao parlamento.
Um estudo da associação que representa empresas agrícolas do sudoeste alentejano revela que a escassez de água é a “maior preocupação”, apontando a necessidade de o Governo implementar uma estratégia nacional para a gestão dos recursos hídricos.
As taxas máximas dos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias, facilidades de descoberto e ultrapassagens de crédito, vão recuar 0,1 pontos percentuais, para 19,1%, no quarto trimestre face ao anterior, anunciou esta quinta-feira o BdP.
O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) pagou aos agricultores quase 54 milhões de euros até 23 de agosto, destacando-se os montantes no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.
O fosso entre os rendimentos do trabalho e os rendimentos do capital agravou-se nas últimas décadas, advertiu hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A produção industrial recuou, em julho, 2,1% na zona euro e 1,9% na União Europeia (UE), com Portugal a registar a terceira maior subida homóloga (2,0%), divulga hoje o Eurostat.
A indústria portuguesa de calçado criou 45 novas empresas e encerrou 25 desde início do ano, segundo dados da Informa DB citados pela associação setorial APICCAPS, para quem esta é “mais uma prova" da "vitalidade e renovação" do setor.
A presidente da Associação de Municípios Portugueses (ANMP) criticou hoje a decisão que permite à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) fixar as tarifas da água, por "violar a autonomia do poder local".
O antigo presidente da TAP Fernando Pinto recebeu, entre 2007 e 2020, mais de 8,5 milhões de euros, entre remunerações, prémios e pela prestação de serviços, incluindo 175 dias de férias não gozadas, segundo a IGF.
Arrendar casa em Portugal custa em média 16,3 euros/m2, considerando que Lisboa é a cidade mais cara, atingindo os 21,8 euros/m2.