Presumíveis restos humanos recuperados de destroços de Titan

© Facebook/OceanGateExped

A Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmou ser provável ter recuperado “presumíveis restos humanos” dos destroços do submersível que implodiu numa viagem para ver o Titanic, no oceano Atlântico.

A informação foi divulgada horas depois de ser anunciado que os destroços do submersível Titan tinham chegado a São João da Terra Nova, capital da província canadiana de Terra Nova, tendo sido descarregados num cais da Guarda Costeira do Canadá.

A recuperação e análise dos destroços é parte fundamental da investigação para determinar as causas da implosão do Titan, na qual morreram as cinco pessoas a bordo.

“Ainda há muito trabalho a ser feito para entender os fatores que levaram à perda catastrófica do Titan e ajudar a garantir que uma tragédia semelhante não ocorra novamente”, disse Jason Neubauer, da Guarda Costeira dos EUA, num comunicado divulgado no final da tarde de quarta-feira.

Os “presumíveis restos” vão ser levados para os Estados Unidos, onde profissionais médicos vão fazer uma análise formal, e a Guarda Costeira iniciou uma investigação da implosão ao mais alto nível, disse Neubauer, observando que o conselho de investigação da Marinha vai analisar e testar provas, incluindo pedaços de detritos.

O responsável disse ainda que as provas vão fornecer “informações importantes” sobre a causa da implosão.

Os destroços do Titan foram localizados a cerca de 3.810 metros de profundidade e a quase 488 metros do Titanic, no leito oceânico, indicou, na semana passada, a Guarda Costeira.

A implosão do veículo subaquático ocorreu durante a descida em direção ao Titanic, o luxuoso paquete naufragado em 1912 na viagem inaugural, depois de embater num icebergue.

A 22 de junho, as autoridades anunciaram que o submersível Titan, dado como desaparecido a 18 de junho, tinha implodido e as cinco pessoas a bordo estavam mortas.

A OceanGate Expeditions, a empresa proprietária e operadora do Titan, está sediada nos Estados Unidos, mas o submersível estava registado nas Bahamas. A OceanGate tem sede em Everett, Washington, mas encerrou quando os restos do Titan foram encontrados.

A operadora cobrou a cada um dos passageiros 250.000 dólares (229.000 euros) para participar na viagem. A implosão do Titan tem levantado questões sobre a segurança de operações de exploração subaquática privadas.

Últimas do Mundo

O número de vítimas mortais dos incêndios florestais que afetam a cidade de Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, desde terça-feira, subiu para 16, disseram as autoridades.
Os incêndios florestais destruíram mais de 12 mil habitações e outros edifícios na cidade de Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, desde terça-feira, disseram as autoridades.
As duas caixas negras do avião que se despenhou a 29 de dezembro pararam de gravar quatro minutos antes do acidente que matou 179 pessoas, informou hoje o Ministério dos Transportes sul-coreano.
As autoridades locais anunciaram hoje que as zonas afetadas pelos incêndios que têm devastado Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, e que se tornaram alvo de pilhagens, encontram-se sob recolher obrigatório.
O Presidente da Ucrânia considerou hoje que “seria uma loucura” deixar cair as coligações estabelecidas desde o início do conflito com os países aliados e defendeu a presença de soldados ocidentais em território ucraniano para “forçar a Rússia à paz”.
O Presidente polaco, Andrzej Duda, pediu ao Governo que garanta imunidade ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, caso este compareça nas comemorações do 80.º aniversário da libertação do campo nazi de Auschwitz, indicou hoje a Presidência.
O Governo sueco anunciou hoje um investimento de 22 mil milhões de coroas (1,91 mil milhões de euros) na aquisição de novos tanques Leopard 2 A8 e na modernização de outros modelos mais antigos.
A polícia dispersou hoje, no centro de Maputo, com recurso a tiros e gás lacrimogéneo, uma multidão de apoiantes que ouviam o candidato presidencial Venâncio Mondlane, uma hora depois de ter regressado ao país, com pessoas a serem atingidas.
As autoridades ordenaram aos moradores do bairro histórico de Hollywood, no sudoeste dos EUA, que abandonassem as suas casas, depois de um novo incêndio ter deflagrado a centenas de metros da Hollywood Boulevard.
Vários ‘drones’ enviados pela Ucrânia provocaram hoje um incêndio numa zona industrial da cidade russa de Engels, onde está localizada uma base aérea considerada estratégica para os ataques russos a infraestrutas energéticas na Ucrânia.