Sindicato desconvoca greve na Portway que começava sábado

© Portway

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP) desconvocou a greve na Portway, que teria início no sábado e como objetivo exigir a adesão ao acordo de empresa, anunciou hoje a estrutura sindical.

O STTAMP refere que, “no seguimento do aviso prévio de greve emitido por esta organização sindical, a greve que se encontrava prevista para a Portway, e que teria início em 01 de julho, foi desconvocada”.

No comunicado, o sindicato não avança as razões para a desconvocação da greve.

A greve na Portway – Handling de Portugal S.A. estava marcada para o período entre 01 de julho e 31 de janeiro.

No final de maio, quando foi anunciada a decisão de avançar para a greve, o sindicato dizia que a Portway se recusava “terminantemente à adesão do STTAMP ao acordo de empresa, mostrando total indiferença à necessidade de auscultar esta organização sindical representativa dos trabalhadores desta empresa”.

“Considerando que a Portway demonstrou intenção de negociar um novo acordo de empresa, insistindo na exclusão do STTAMP do âmbito dessas negociações”, a estrutura sindical resolveu emitir um pré-aviso de greve “com âmbito em todos os aeroportos portugueses” das 00:00 horas do dia 01 de julho de 2023 às 24:00 horas do dia 31 de janeiro de 2024, ou até a administração da Portway permitir o acesso do STTAMP à mesa das negociações”, acrescentava.

No ano passado, o sindicato convocou uma greve de sete meses protestando por esta mesma questão, tendo a Portway avançado com uma providência cautelar que foi considerada “improcedente” pelo Tribunal Judicial da Comarca do Porto.

Últimas do País

Sete homens, com idades entre os 30 e os 41 anos, foram detidos por tráfico de droga nos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos (distrito de Santarém), Sintra (Lisboa), Setúbal e Vendas Novas (Évora), revelou hoje a GNR.
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) manifestou hoje preocupação com o alerta dos internistas da ULS do Tâmega e Sousa sobre a sobrecarga assistencial, assegurando que irá acompanhar o processo e intervir para promover soluções.
A Agência Portuguesa do Ambiente chumbou as alterações que o consórcio AVAN Norte queria fazer à linha de alta velocidade, nomeadamente alterar a estação de Gaia e construir duas pontes, segundo uma decisão a que a Lusa teve acesso.
A produção de vinho em Portugal teve uma quebra de 14% na campanha de 2025/2026, para 5,9 milhões de hectolitros, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
O Hospital de Vila Franca de Xira tem mais de 80 camas contratualizadas para doentes que já tiveram alta clínica, num investimento superior a seis milhões de euros por ano, revelou hoje o presidente do conselho de administração.
Os preços dos bilhetes nos serviços CP vão aumentar, em média, 2,26% em 2026, mas o custo dos passes não vai ter alterações, anunciou hoje a empresa.
O bolo-rei foi a última grande mudança na ceia de Natal tradicional portuguesa. Mais de 100 anos depois de sua introdução, o investigador acredita que este doce poderá começar a perder a centralidade que conquistou.
A GNR e a PSP detiveram nos últimos quatro dias uma média de 76 condutores por dia por excesso de álcool no sangue, no âmbito de operações de fiscalização mais rigorosos em virtude da quadra festiva.
Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.