Sindicato desconvoca greve na Portway que começava sábado

© Portway

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP) desconvocou a greve na Portway, que teria início no sábado e como objetivo exigir a adesão ao acordo de empresa, anunciou hoje a estrutura sindical.

O STTAMP refere que, “no seguimento do aviso prévio de greve emitido por esta organização sindical, a greve que se encontrava prevista para a Portway, e que teria início em 01 de julho, foi desconvocada”.

No comunicado, o sindicato não avança as razões para a desconvocação da greve.

A greve na Portway – Handling de Portugal S.A. estava marcada para o período entre 01 de julho e 31 de janeiro.

No final de maio, quando foi anunciada a decisão de avançar para a greve, o sindicato dizia que a Portway se recusava “terminantemente à adesão do STTAMP ao acordo de empresa, mostrando total indiferença à necessidade de auscultar esta organização sindical representativa dos trabalhadores desta empresa”.

“Considerando que a Portway demonstrou intenção de negociar um novo acordo de empresa, insistindo na exclusão do STTAMP do âmbito dessas negociações”, a estrutura sindical resolveu emitir um pré-aviso de greve “com âmbito em todos os aeroportos portugueses” das 00:00 horas do dia 01 de julho de 2023 às 24:00 horas do dia 31 de janeiro de 2024, ou até a administração da Portway permitir o acesso do STTAMP à mesa das negociações”, acrescentava.

No ano passado, o sindicato convocou uma greve de sete meses protestando por esta mesma questão, tendo a Portway avançado com uma providência cautelar que foi considerada “improcedente” pelo Tribunal Judicial da Comarca do Porto.

Últimas do País

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e 11 meses em 2027, um aumento de dois meses face ao valor estabelecido para 2026, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.
O número de pedidos para indemnizações por abusos sexuais na Igreja Católica aumentou para 93, disse hoje a coordenadora do Grupo VITA.
O Estado está a ser ultrapassado dentro da sua própria casa: cerca de 300 fogos públicos foram tomados ilegalmente e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) admite não ter mãos a medir. Lisboa lidera o caos, os despejos duplicam e a vigilância é impossível num património espalhado por 493 bairros.
O presidente da associação de médicos tarefeiros, que hoje se reuniu com o Ministério da Saúde, prevê entregar à tutela até ao final do ano as suas propostas para disciplinar a prestação de serviços nos hospitais públicos.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) avalia os quase dois anos de expansão das Unidades Locais de Saúde (ULS) como “acidentados” num país onde as assimetrias criaram integração de cuidados “muito diferente nos vários locais”.
Elementos do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto terminaram ao início desta manhã de realizar buscas a “várias residências dos Super Dragões no distrito do Porto, avançou fonte da PSP do Porto.
A Polícia Judiciária está a realizar hoje buscas na Câmara Municipal de Coruche, no distrito de Santarém, confirmou à Lusa a força de segurança, sem revelar mais pormenores sobre a operação.
No último dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, a proposta do CHEGA foi aprovada com votos a favor do PSD e CDS-PP, votos contra de PS, PCP, BE, Livre e PAN e abstenção da IL.
O parlamento aprovou hoje duas propostas de alteração do CHEGA sobre a construção de autoestradas, em Coimbra e Castelo Branco, bem como uma iniciativa para o lançamento da obra do IC6 em Seia.
A Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) alertou esta quarta-feira para a escalada de fraudes nos exames práticos e teóricos de condução, com recurso a equipamentos escondidos ou até "duplos", e exigiu medidas imediatas para travar a escalada.