Ataque a tiro deixa pelo menos quatro mortos no nordeste dos EUA

©D.R.

Pelo menos quatro pessoas morreram e duas ficaram feridas, na segunda-feira, num ataque a tiro ocorrido em Filadélfia, no nordeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia.

A comissária da Polícia da Filadélfia, no estado norte-americano da Pensilvânia, Danielle Outlaw disse numa conferência de imprensa que todas as vítimas mortais e feridos eram do sexo masculino.

As forças de segurança responderam a um alerta emitido pelas 20:30 de segunda-feira (01:30 de hoje em Lisboa) e quando chegaram ao local encontraram várias pessoas feridas por disparos de arma de fogo.

Outlaw disse que os agentes do Departamento de Polícia da Filadélfia detiveram um suspeito num beco sem incidentes e que o homem envergava um colete à prova de balas, vários cartuchos de balas, uma espingarda de assalto e uma pistola.

“Neste momento, tudo o que sabemos é que essa pessoa decidiu deixar a sua casa e atacar pessoas”, disse Outlaw.

Uma outra porta-voz da polícia Jasmine Reilly disse à cadeia de televisão CNN que seis feridos tinham sido levados para o hospital Penn Presbyterian Medical Center e dois para o Hospital Infantil de Filadélfia.

O ataque aconteceu um dia depois de um tiroteio numa festa de fim de semana em Baltimore, a cerca de 160 quilómetros a sudoeste de Filadéflia, que matou duas pessoas e feriu 28.

O Gun Violence Archive registou 339 tiroteios em massa, na primeira metade do ano nos Estados Unidos, assim classificados pelo portal sempre que causem pelo menos quatro mortos ou feridos. Este é o valor mais elevado de sempre.

Especialistas têm tentado explicar o aumento de homicídios e outros tipos de violência nos últimos anos, acentuado durante a pandemia da covid-19, devido ao predomínio de armas nos Estados Unidos ou táticas policiais menos agressivas.

Últimas do Mundo

A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.