Incêndio na Serra do Montejunto combatido por 170 operacionais e sete meios aéreos

© D.R.

Mais de 170 operacionais, apoiados por sete meios aéreos, estão a combater um incêndio na Serra de Montejunto, nos concelhos do Cadaval e Alenquer, no distrito de Lisboa, informou o comandante regional do Oeste.

“Com o comportamento que o fogo está a ter, não haverá habitações na proximidade, mas o incêndio está a subir [a serra] pela parte norte”, afirmou à Lusa o comandante do Sub-Comando de Operações de Socorro do Oeste, Carlos Silva.

O incêndio deflagrou pelas 14:10 numa zona de mato e eucalipto na localidade do Cercal, no concelho do Cadaval.

Segundo a mesma fonte, o fogo tem “uma frente ativa com algumas projeções, tendo em conta o vento”.

Contudo, de acordo com Carlos Silva, há a expectativa de o incêndio “entrar numa zona onde o combustível é mais baixo e que a humidade diminua” para facilitar o combate às chamas.

Pelas 16:00, o fogo estava a ser combatido por 171 operacionais, apoiados por sete meios aéreos (seis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e um da Afocelca) e 46 veículos de cerca de 20 corporações das regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Grande Lisboa.

Últimas do País

O imóvel do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, será vendido e a verba arrecadada servirá para apoiar a construção do novo Hospital Central e Universitário da região, anunciou hoje o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque.
Cerca de 230 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid, foram registadas hoje em Portugal continental entre as 00:00 e as 12:00, sobretudo queda de árvores e limpezas de via, revelou a Proteção Civil.
Cerca de 6.500 clientes da E-Redes estavam às 12:00 sem energia elétrica, em vários pontos do norte de Portugal continental, devido aos efeitos do mau tempo, disse à agência Lusa fonte da empresa responsável pela distribuição.
As Câmaras de Tondela, Vouzela, São Pedro do Sul e Tabuaço, no distrito de Viseu, decidiram encerrar as escolas durante a tarde desta sexta-feira, devido ao alerta de mau tempo, motivado pela depressão Ingrid.
Tentou travar uma rixa na rua e acabou esfaqueado com uma navalha escondida na manga. A vítima ficou em risco de vida. O agressor fugiu para o norte do País, mas foi capturado pela Polícia Judiciária.
Um homem de 38 anos foi detido hoje em flagrante delito por suspeita da prática do crime de pornografia de menores, no concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, informou a Polícia Judiciária (PJ).
A previsão de queda levou hoje a que no distrito de Vila Real, as escolas estejam hoje fechadas em seis dos seus 14 municípios, como Boticas, Montalegre, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 81 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, por causa dos efeitos da depressão Ingrid, a maioria quedas de árvores.
A capitania do porto do Funchal alertou hoje para a agitação marítima forte prevista para o arquipélago da Madeira, emitindo um conjunto de recomendações.
Crime ocorreu em fevereiro de 2025, mas só foi denunciado meses depois, quando a vítima foi identificada como grávida. Exames de ADN confirmaram a autoria dos factos.