Sismo de 6,8 registado em El Salvador e sentido em países vizinhos

© D.R.

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter, com epicentro na costa, atingiu na terça-feira El Salvador, tendo sido sentido em várias cidades de outros países da América Central.

O abalo ocorreu às 18:22 (01:22 de hoje em Lisboa), ao largo da costa do departamento oriental de Usulután, a 66 quilómetros a sul da praia de El Espino, e a uma profundidade de 51,48 quilómetros, de acordo com o centro de monitorização do Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais (MARN) salvadorenho.

O MARN salientou não existir ameaça de tsunami.

Até ao momento, as autoridades desconhecem a existência de vítimas ou danos materiais. Utilizadores das redes socais disseram que, em algumas zonas, a eletricidade e a rede telefónica foram cortadas, avançou a agência de notícias EFE.

A imprensa local relatou que os alarmes das entidades governamentais foram ativados e funcionários tiveram de ser retirados, acrescentou a EFE.

O sismo foi ainda sentido na Guatemala, Honduras e Nicarágua, indicou o MARN.

A maioria dos sismos em El Salvador ocorrem nas águas do oceano Pacífico e a maior profundidade.

Em 2021, o país registou dois sismos, de 7,7 e 6,6 de magnitude na escala aberta de Richter.

Últimas do Mundo

O GPS do avião utilizado pela presidente da Comissão Europeia numa visita à Bulgária foi alvo de interferência e as autoridades búlgaras suspeitam que foi uma ação deliberada da Rússia.
Mais de 800 pessoas morreram e cerca de 2.700 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6 e várias réplicas no leste do Afeganistão na noite de domingo, anunciou hoje o Governo.
Pelo menos três civis morreram e seis ficaram feridos em ataques russos na região ucraniana de Donetsk nas últimas 24 horas, declarou hoje o chefe da administração militar regional, Vadim Filashkin, na rede social Telegram.
Um navio de guerra norte-americano entrou no canal do Panamá em direção às Caraíbas, testemunhou a agência France-Presse, numa altura em que os planos de destacamento militar de Washington naquela região está a provocar a reação venezuelana.
O número de fogos preocupantes em Espanha desceu de 12 para nove nas últimas 24 horas, mas "o final" da onda de incêndios deste verão no país "está já muito próximo", disse hoje a Proteção Civil.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, denunciou que mísseis russos atingiram hoje a delegação da União Europeia (UE) em Kyiv, na Ucrânia.
O Governo de Espanha declarou hoje zonas de catástrofe as áreas afetadas por 113 grandes incêndios no país nos últimos dois meses, 15 dos quais continuam ativos, disse o ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska.
Mais de dois mil milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável em condições de segurança, alertou hoje a ONU num relatório que expressa preocupação com o progresso insuficiente na cobertura universal do fornecimento de água.
O primeiro-ministro israelita saudou hoje a decisão do Governo libanês, que aceitou a proposta norte-americana sobre o desarmamento do Hezbollah, e admitiu retirar as forças de Israel do sul do Líbano.
Espanha continua com 14 fogos preocupantes que mantêm desalojadas mais de 700 pessoas e confinadas outras mil, após semanas de "terríveis incêndios" cujo combate é neste momento favorável, mas lento, disse hoje a Proteção Civil espanhola.