Enfermeiros admitem greve nos Açores em setembro

© D.R.

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) admite marcar uma greve nos Açores, em setembro, perante “a inação” e “ausência de respostas” da tutela às reivindicações urgentes da classe, foi hoje anunciado.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o Sindepor adianta que enviou recentemente uma carta à secretária regional da Saúde e Desporto dos Açores, Mónica Seidi, com “assuntos de resolução urgente”, mas alega que não foi assumido “qualquer compromisso” para a resolução dos problemas.

“Como resposta o sindicato teve apenas palavras de circunstância”, alerta a estrutura, que admite marcar a paralisação “se nada for feito entretanto”.

“O Sindepor/Açores tudo tem feito para que a paz social por parte dos enfermeiros não seja posta em causa, mas, perante a inação que registamos e por compromisso e respeito perante os colegas, a greve poderá ser uma realidade em setembro”, adianta o coordenador regional do sindicato, Marco Medeiros.

A missiva enviada a Mónica Seidi surge após a realização de plenários com enfermeiros e reuniões com alguns conselhos de administração de unidades de saúde.

A falta de enfermeiros, “excesso de trabalho, atropelos na elaboração de horários, atrasos e acumulação de feriados e gozos de horas”, com profissionais com “mais de 300 dias de acumulação”, são alguns dos problemas apontados pela classe.

O Sindepor assinala a urgência de ser concretizado o incentivo à fixação dos enfermeiros, à semelhança do que já acontece com outros profissionais de saúde.

Atualmente, diz, há já enfermeiros colocados em de Santa Maria, Flores e Pico “atraídos por esse incentivo” à fixação, mas “a não atribuição” do apoio financeiro “vai levar ao abandono dessas ilhas por parte dos profissionais”, devido ao “elevado custo de vida, à dificuldade em arranjar alojamento permanente e ao elevado custo de arrendamento”.

O sindicato está também preocupado com os enfermeiros especialistas — estes profissionais mostraram-se “insatisfeitos” com a sua posição remuneratória, apesar de o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) ter feito “a promessa pública” de aumentar o escalão remuneratório.

O processo de progressão da carreira dos enfermeiros é outra questão que preocupa o setor.

“Este tem sido um processo moroso, com muitas promessas de solução fácil e iminente, mas que se tem arrastado no tempo. Portanto, não é de todo desejável que haja mais demora ou solicitações de última hora por parte dos conselhos de administração, travando ainda mais esse dossiê”, sustenta o coordenador dos Açores do SINDEPOR, citado na nota de imprensa.

Últimas do País

A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.
O Presidente da República, operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada, terá alta dentro de aproximadamente uma hora, disse hoje a presidente do Hospital de São João, no Porto, onde o chefe de Estado está internado desde segunda-feira.