15 Junho, 2024

IPMA emite aviso vermelho para Lisboa no domingo

©CM Lisboa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje em aviso vermelho para o distrito de Lisboa entre as 10:00 e as 18:00 de domingo devido ao calor, prevendo-se temperaturas entre 39 e 41 graus celsius.

Segundo o IPMA, no domingo e na segunda-feira, as temperaturas na cidade de Lisboa podem atingir valores entre 39 e 41 graus, enquanto a temperatura mínima irá variar entre 20 e 22 graus.

Em comunicado, o IPMA justifica o aviso vermelho com a “persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima”.

No domingo termina a Jornada Mundial da Juventude, que decorre em Lisboa, estando prevista para esse dia a missa de envio, celebrada pelo Papa Francisco no Parque Tejo entre as 09:00 e as 11:00.

Na quinta-feira, Mário Silvestre, um dos adjuntos de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aconselhou as pessoas que estão a participar na JMJ a beber muita água e a usar protetor solar e chapéus.

Além disso, disse que poderá ser acionado um sistema de nebulização que, em caso de necessidade, pode ser acionado durante a missa de domingo para ajudar os peregrinos da JMJ a enfrentarem o calor.

No comunicado, o IPMA indica que as condições meteorológicas em Portugal continente “deverão alterar-se significativamente” a partir de hoje, sendo esperado tempo quente e seco.

Assim, entre domingo e quinta-feira, a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40 graus na maior parte do território, “podendo atingir pontualmente 44 no interior”.

Em Fátima, onde o Papa Francisco estará no sábado, prevê-se nesse dia que a temperatura máxima varie entre 34 e 36 graus.

O Papa está em Lisboa para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que termina no domingo.

São esperadas mais de um milhão de pessoas nos eventos da JMJ.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados