Mais de 1.000 bombeiros combatem fogos em Odemira, Cinfães e Leiria

© D.R.

Mais de 1.000 bombeiros combatiam ao início da manhã de hoje os três incêndios em curso mais significativos para as autoridades, em Odemira, Cinfães e Leiria, segundo a proteção civil.

De acordo com a informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o incêndio que começou em São Teotónio (Odemira), no sábado, e que já obrigou deslocação preventiva de cerca de 1.400 pessoas é o que mais meios mobilizava pelas 07:30, com um total de 841 operacionais, apoiados por 284 viaturas.

Este incêndio, no distrito de Beja, obrigou a evacuar 19 pequenas povoações, a maioria no concelho de Odemira e uma no de Monchique, além do Parque de Campismo de São Miguel. No concelho de Odemira foram evacuadas quatro unidades turísticas.

O fogo, numa área de mato e pinhal deflagrou na zona de Baiona, na freguesia de São Teotónio, a meio da tarde de sábado, e já entrou por algumas vezes no Algarve, tendo na segunda-feira à tarde rodeado Odeceixe, no concelho de Aljezur, distrito de Faro.

Este fogo levou a Câmara de Odemira a ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, com efeitos desde as 14:30 de domingo.

Segundo a informação disponibilizada no ‘site’ da ANEPC, depois do incêndio de Odemira, o fogo que eclodiu na segunda-feira à tarde na localidade de Arrabal, em Leiria, e obrigou ao corte da A1 era o que mais meios mobilizava pelas 07:30, com um total de 138 operacionais, apoiados por 43 viaturas.

Depois deste incêndio, é igualmente considerado significativo para as autoridades o fogo que deflagrou na tarde de segunda-feira em São Cristóvão de Nogueira, no concelho de Cinfães, distrito de Viseu. Pelas 07:30, mobilizava ainda 62 operacionais, apoiados por 17 viaturas.

O fogo que tinha deflagrado na localidade de Caranguejeira, em Leiria, está já em resolução, mas pelas 07:30 mantinham-se no local 230 operacionais, apoiados por 68 viaturas.

Este incêndio eclodiu perto das 14:00 de segunda-feira, à mesma hora do de Arrabal, também no concelho de Leiria.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), cerca de 120 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio.

Na segunda-feira, o ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, afirmou que “para já” não vai ser declarada a situação de alerta devido aos incêndios rurais, tendo em conta a resposta do dispositivo ao combate e as condições meteorológicas.

Desde o início do ano, as mais de 5.655 ocorrências de fogo já afetaram 24.914 hectares de espaços rurais.

Últimas do País

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) defendeu hoje a atuação da polícia na Rua do Benformoso, no Martim Moniz, em 19 de dezembro do ano passado.
“O operacional foi abordado por residentes de um acampamento localizado perto do poço que pertence à anarquia que também queriam retirar água”, cita o CM.
Cinco jovens foram constituídos arguidos por suspeita de furtos a estabelecimentos, residências e garagens em Ponte de Lima e Viana do Castelo, revelou hoje a PSP, que diz ter desagregado um grupo organizado ligado a estes crimes.
A Federação das Pescas dos Açores pediu hoje a ativação da compensação salarial aos pescadores açorianos devido ao mau tempo, que "já dura há pelo menos duas semanas", considerando estarem "reunidas as condições" para ativar o Fundopesca.
O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça defendeu hoje uma "extensa reforma" da justiça, pediu alterações à lei que facilitem a entrada de novos magistrados e criticou a demora legislativa do parlamento para travar o envelhecimento de juízes.
O presidente da Câmara de Vila Real anunciou hoje uma queixa na GNR por suspeitas de deposição de resíduos "de forma ilegal" no aterro intermunicipal e que o município está contra o prolongamento da vida útil desta estrutura.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, defendeu hoje que o plano de contingência para o inverno "não está a produzir os resultados desejados" e há pessoas em "situações desumanas" com os longos tempos de espera.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 46 anos suspeito de tráfico de droga que foi parado numa "operação STOP" com haxixe no carro, anunciou hoje a força de segurança em comunicado.
Um homem suspeito de ter praticado um crime de violência doméstica agravado e 52 crimes de violação agravada contra a companheira foi detido pela PSP de Elvas, distrito de Portalegre, ficando em prisão preventiva, revelou hoje o Ministério Público.
O Ministério Público pediu hoje a condenação dos seis arguidos julgados por crimes de homicídio por omissão e violação de regras de segurança no caso da derrocada de uma estrada para pedreiras em Borba, que provocou cinco mortos.