Encontros de Magia de Coimbra deste ano com menos espetáculos mantêm qualidade

O Festival Internacional de Magia de Coimbra, que se realiza de 19 a 24 de setembro, com 13 artistas de nove países, terá este ano menos espetáculos, mas a mesma qualidade das edições anteriores.

© D.R.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra com produção de Luís de Matos, conta com um investimento de cerca de 75 mil euros.

“Há uma ligeira redução relativamente ao ano anterior, o que naturalmente não deixa de ter impacto no programa. Não na sua qualidade, mas na sua quantidade. Já falámos suficientes vezes das questões orçamentais que se colocam a Coimbra, por ser uma cidade que prescindiu do seu desenvolvimento e de gerar receita suficiente para aquela que é a sua atividade cultural”, disse hoje, na conferência de imprensa de apresentação dos Encontros Mágicos 2023, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

O autarca sublinhou que “não está em causa” a qualidade do programa, mas “está naturalmente em causa um bocadinho de quantidade”.

Durante seis dias, mágicos de Espanha, Japão, Inglaterra, Portugal, Argentina, Cuba, Rússia, Peru e Áustria, realizam espetáculos diariamente em vários locais da cidade de Coimbra.

A Magia de Rua vai acontecer em espaços como as ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, as praças 8 de Maio, do Comércio e das Bandeiras do Convento São Francisco e os parques Verde e Vale das Flores.

O programa inclui, como artistas convidados, Amélie (Espanha), Amino-San (Japão), James James (Inglaterra), Leandro Morgado (Portugal), Lebart (Argentina) e Ramó & Alegria (Espanha).

Raul Camaguey (Cuba), Luís de Matos (Portugal), Artem Shchukw (Rússia), Gisell (Perú), Mario Lopez (Espanha), Paulino Gil (Espanha) e The Clairvoyants (Áustria) são outros dos artistas que vão participar no evento.

“Aquilo que procurámos fazer foi cortar onde era possível cortar, mas tornando a iniciativa viável. […] Quando nós pensamos que o orçamento é de 60.975 euros mais IVA, percebemos que é preciso muita criatividade, é preciso muito esforço. Em termos históricos dos Encontros Mágicos isto é regressar, matematicamente ao orçamento de há 20 anos, de 2003”, frisou, na sua intervenção, o produtor dos Encontros Mágicos, Luís de Matos.

O Festival Internacional de Magia de Coimbra divide-se por três linhas de ação – Magia de Rua, no centro de Coimbra, a Escola de Magia e as Galas Internacionais de Magia, que decorrem no grande auditório do Convento São Francisco, nos dias 22 e 23 de setembro.

As aulas de magia, que possibilitam aos jovens um curso de iniciação à Arte Mágica de forma gratuita, vão ter lugar no Convento de São Francisco e na Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência (AFSD) Cavalo Azul.

Os bilhetes para as Galas Internacionais estão à venda na plataforma Bol (www.bol.pt) e nos locais habituais.

De acordo com o responsável, este ano, em vez de se “fazer tudo mais fraquinho”, procurou-se “cortar algumas linhas de programação”, garantindo que estas linhas vão ser “no mínimo tão boas como quanto o ano passado e nos anos anteriores”.

“Claramente diferentes, mas tão boas quanto nos anos anteriores”, reafirmou Luís de Matos.

Últimas de Cultura

A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.