PJ apreende mais de 4 toneladas de cocaína escondidas em caixas de bananas em Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta terça-feira a apreensão de mais de quatro toneladas de cocaína escondidas em caixas de bananas num armazém em Lisboa, no âmbito de uma operação para combater o tráfico internacional de estupefacientes.

©facebook.com/pjudiciaria

Em comunicado, a PJ adianta o processo de deteção e remoção das 4,4 toneladas de droga foi difícil, uma vez que esta vinha disfarçada em várias caixas de bananas, que por sua vez se encontravam alojadas em paletes no interior de contentores marítimos.

A cocaína era proveniente do Equador, chegou a território nacional por via marítima, e tinha como destino final outros países europeus, que não vêm especificados.

No decurso desta operação não se realizou qualquer detenção em Portugal, contudo a PJ considera que foram recolhidas provas relevantes, tendo as informações sido partilhadas com as autoridades de outros países.

A “Operação Âncora”, desencadeada nos últimos meses, contou com o apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira e insere-se no esforço de combate ao tráfico ilícito de cocaína, desenvolvido pela Polícia Judiciária em articulação com as autoridades estrangeiras.

Últimas do País

A ministra da Saúde garantiu hoje que o projeto de ampliação e requalificação do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, “não está na gaveta” e que “já tem pernas” para avançar “no início do próximo ano”.
A Grande Lisboa registou um aumento de mais de 6,1% na criminalidade geral nos primeiros dez meses do ano, revelam dados oficiais da PSP. Apesar da descida ligeira nos crimes violentos, o cenário global aponta para uma região onde a insegurança cresce de forma consistente.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje em Lisboa um cidadão estrangeiro de 26 anos, que fugiu à polícia em agosto, por tráfico de droga, anunciou hoje aquela polícia.
O parlamento da Madeira aprovou hoje, por maioria, uma proposta de lei à Assembleia da República apresentada pelo CHEGA para revogar o limite de referência de droga para consumo médio individual de dez para cinco dias.
A Cloudfare anunciou esta terça-feira estar a investigar uma falha na sua rede global que provocou a 'queda' de vários clientes, como a rede social X, o 'chatbot' ChatGPT e o videojogo 'League of Legends'.
A Polícia Judiciária deteve no aeroporto de Lisboa, em três ações distintas, três mulheres estrangeiras, entre os 20 e os 39 anos, suspeitas do crime de tráfico de droga, indicou esta terça-feira a PJ.
Nos primeiros 10 meses de 2025, foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ) 269 suspeitos de crimes sexuais, mais do que em todo o ano de 2024, quando foram detidos 251, revelou hoje o diretor da instituição.
O antigo governante e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara foi detido na segunda-feira pela PSP, em Lisboa, para cumprir os dois anos e meio da prisão que restam devido aos processos Face Oculta e Operação Marquês.
O consumo global de antibióticos em Portugal aumentou 8% entre 2019 e 2024, quatro vezes mais do que a média de 2% registada nos países da União Europeia, revelou hoje o Infarmed no Dia Europeu do Antibiótico.
Mais de 35 mil pessoas morrem anualmente devido a infeções resistentes aos antibióticos, estimou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), alertando que a resistência antimicrobiana continua a aumentar na Europa.