Operação da GNR com 10 toneladas de azeitona recuperadas e 62 detidos em Beja

Mais de 10 toneladas de azeitona recuperadas e 62 suspeitos de furto de produtos agrícolas detidos são o balanço da operação da GNR direcionada para a época da apanha deste fruto no distrito de Beja, foi hoje divulgado.

© D.R.

Os dados, indicou em comunicado o Comando Territorial de Beja da GNR, dizem respeito ao período entre o dia 26 de junho e 04 de dezembro da operação “Campo Seguro 2023”, que ainda decorre, neste distrito alentejano.

Segundo a Guarda, no período entre 26 de junho e 04 de dezembro, na área deste Comando Territorial, foram realizadas 199 ações de sensibilização, nas quais foram abrangidas 595 pessoas e empenhados 376 militares.

Além das mais de 10 toneladas de azeitona recuperadas e dos 62 detidos, a GNR salientou ter contabilizado 128 ocorrências relacionadas com produtos agrícolas, tendo resultado ainda na identificação de 67 suspeitos.

A Guarda revelou que tem intensificado o patrulhamento nas explorações agrícolas para “prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos” no distrito de Beja.

“A GNR pretende estabelecer e potenciar os necessários contactos com olivicultores, associações e cooperativas agrícolas relacionadas com o setor olivícola de forma a potenciar a prevenção criminal e a reduzir o número de furtos de azeitona e de azeite, especialmente nesta campanha”, indicou.

Assinalando que se estima que “o valor da azeitona e do azeite atinja máximos históricos”, a força de segurança explicou que também tem promovido “ações de sensibilização e divulgação de medidas de autoproteção e segurança contra os furtos”.

Estas ações, frisou, envolvem militares de diferentes valências da força de segurança, nomeadamente Territorial, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal.

“Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, são ainda efetuadas ações de controlo e fiscalização do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em coordenação com a Guardia Civil”, acrescentou.

No comunicado, a GNR aconselha a que se evite deixar azeitona colhida e utensílios da apanha no olival, durante o período noturno, e que seja informada de qualquer movimento de pessoas ou viaturas suspeitas na proximidade dos olivais e lagares.

A operação “Campo Seguro 2023”, que decorre até 31 de dezembro, visa a intensificação do patrulhamento, fiscalização e sensibilização nas explorações agrícolas e florestais, com o intuito de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Últimas do País

As autoridades nacionais não indicam o número de feridos das tempestades que afetaram o país na última semana, com o Ministério da Saúde a remeter para a Direção Executiva do SNS, que não disponibilizou ainda os dados.
O número de utentes sem médico de família subiu para 1.563.710 no final de dezembro, segundo o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde, que mostra também um aumento no número de inscritos nos Cuidados de Saúde Primários.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 3.326 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Nove pessoas foram detidas por branqueamento, burla e extorsão, numa operação para desmantelar uma organização que angariava pessoas que cediam as contas bancárias para fraudes a empresas, esquema que resultou num prejuízo superior a 250 mil euros.
Um total de 93 mil clientes das redes eletrónicas continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pela depressão Kristin, que afetou Portugal continental há uma semana, na rede de distribuição, informou hoje a empresa.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu hoje recomendações de segurança após os danos causados ​​pela tempestade Kristin, alertando para o risco de exposição ao amianto durante trabalhos de limpeza, remoção de destroços e reparos de edifícios.
Uma bomba ficou hoje ferida após ser atropelada quando se dirigiu para o quartel da corporação de Monte Redondo, no concelho de Leiria, por um condutor que se colocou em fuga, afirmaram fontes da Proteção Civil e da GNR.
O número de doentes tratados por doença oncológica aumentou 67% em cinco anos, mas um em cada quatro ainda foram operados acima do tempo máximo de resposta em 2024, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Proteção civil registou 121 ocorrências, entre as 00h00 e as 07h00 relacionadas com o mau tempo, mantendo-se as autoridades a avaliar e monitorizar o nível das águas em várias regiões, que se mantém estável.
O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, em Braga, afastou de funções um funcionário que foi filmado nu a realizar uma prática sexual frente a alguns alunos e participou o caso ao Ministério Público, disse hoje o diretor.