BTL começa hoje com lotação de expositores esgotada

A BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa começa hoje, com lotação esgotada nos quatro pavilhões da FIL e com a organização a esperar ultrapassar o número de visitas do ano passado.

© D.R.

 

A 34.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa decorre, na FIL – Parque das Nações, sendo até sexta-feira para profissionais e sábado e domingo para o público geral.

“A expectativa para este ano é ter uma edição mais completa e diversificada, até porque conseguimos ter o espaço de exposição esgotado e temos uma oferta internacional superior, e uma lista de espera significativa, quer de destinos internacionais quer de organizações nacionais publicas e privadas”, disse a gestora da BTL, Dália Palma, à Lusa.

A responsável refere que este nível de taxa de ocupação indica “uma participação significativa”, que espelha o compromisso da BTL “em apresentar uma edição mais estruturada e profissional do que nunca, com uma oferta diversificada ao nível de expositores, setores e conteúdos”.

Assim, e a nível global, nos quatro pavilhões da feira, estarão mais de 400 expositores e uma representação de mais de 1.400 empresas e instituições.

“Estes aspetos afirmam a vitalidade da BTL enquanto principal evento nacional de turismo. As áreas presentes como a BTL LGBTI+, BTL Formação & Emprego ou BTL Cultural, desempenham também um papel crucial no valor acrescentado que a feira aporta para os participantes. Salientamos também a questão da internacionalização, nomeadamente ao nível da presença de 85 destinos internacionais e o Programa de Hosted Buyers, representado este ano por 42 mercados emissores e um total de 200 compradores internacionais, convidados da BTL em parceria com a TAP, Turismo de Portugal e da ACISO”, acrescenta em respostas escritas à Lusa.

Questionada sobre o número de visitantes que esperam receber, Dália Palma refere que o objetivo é, “acima de tudo, superar os resultados de 2023, dando continuidade a uma estratégia que prima pela qualidade, diversidade e valor entregue aos clientes e parceiros, sejam eles expositores ou visitantes”.

Em 2023 a organização da BTL disse que a edição daquele ano tinha contado com mais de 63 mil visitantes.

Este ano os Açores foram escolhidos como o Destino Nacional Convidado da BTL, “devido à sua oferta diversificada”, e com a intenção de se promover “a riqueza natural, cultural e turística” daquela região autónoma que, segundo a organização, “apresenta um imenso potencial como destino turístico, não só pelas suas características intrínsecas, mas também pelas suas práticas ao nível da sustentabilidade e da conservação ambiental”.

Já Cabo Verde – “um velho amigo da BTL e um destino de eleição dos portugueses” – é “pela sua cultura rica, hospitalidade única e diversidade turística, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e praias deslumbrantes” o Destino Internacional Convidado.

“O facto de Cabo Verde surgir em destaque nesta edição da BTL é um justo prémio por todo o trabalho que tem vindo a realizar”, reforça a responsável, acrescentando que “a proximidade geográfica a Portugal, aliada à facilidade de acesso com voos diretos regulares, torna Cabo Verde uma escolha ainda mais apelativa para os viajantes portugueses, tanto a nível de lazer como de negócios. A paisagem exótica do arquipélago, além de ser um convite ao relaxamento, proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de oportunidades comerciais”.

Para a BTL, o crescente interesse dos portugueses por este país está refletido nos dados do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, com Portugal a representar “um dos maiores mercados emissores de turistas para o arquipélago, tanto em entradas quanto em dormidas”.

Últimas do País

Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.
Portugal soma, desde o início do ano, 52 focos de gripe das aves, após ter sido registado um novo caso em Aveiro, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público vedou o acesso da Comunicação Social à averiguação preventiva que visou a empresa Spinumviva e o primeiro-ministro, alegando que o sigilo absoluto a que está sujeita só cessaria se tivesse sido aberto um inquérito.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.
Um total de 332 pessoas com excesso de álcool e 120 sem habilitação para conduzir foram detidas em cinco dias pela PSP e GNR, no quadro das operações de vigilância rodoviária para o Natal e Ano Novo.