Polícia e grupo armado travam violentos combates na capital do Haiti

Agentes da Polícia Nacional do Haiti travaram na sexta-feira à noite violentos confrontos com membros do G9, considerado o grupo armado mais poderoso do Haiti, na capital do país, Porto Príncipe.

© D.R.

 

De acordo com relatos citados pela agência de notícias Efe, os confrontos causaram mortos, feridos e o pânico entre a população de Bas Delmas, um bairro situado no centro de Porto Príncipe que serve de base do grupo G9.

O G9 é liderado por Jimmy Chérizier, conhecido como “Barbecue”, antigo agente da polícia de 46 anos, que é alvo de sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.

Os confrontos em Bas Delmas seguiram-se a um período de acalmia, após dias de ataques por parte dos grupos armados que praticamente controlam a capital do Haiti após o homicídio do Presidente Jovenel Moise em 2021.

Na quinta-feira a área metropolitana de Porto Príncipe tinha registado ataques, saques e incêndios contra instituições públicas e propriedades privadas, incluindo a residência do chefe da Polícia Nacional do Haiti.

Os grupos armados retomaram os ataques no dia em que o recolher obrigatório foi prorrogado mais uma vez no departamento de Oeste, onde fica Porto Príncipe e onde vigora o estado de emergência até 03 de abril.

A violência levou o primeiro-ministro Ariel Henry a renunciar ao cargo a 11 de março, o que abriu caminho à formação de um conselho presidencial de transição, com o apoio da Comunidade das Caraíbas (Caricom).

Pouco antes do anúncio da renúncia de Ariel Henry, Jimmy Chérizier afirmou que não reconheceria um “governo formado pela Caricom ou outras organizações”.

“Se a comunidade internacional continuar com a sua estratégia de entregar o poder a um pequeno grupo de políticos tradicionais, mergulhará o Haiti no caos”, assegurou.

Sem Presidente, nem parlamento, o país não tem eleições desde 2016.

A representante especial do secretário-geral da ONU para Crianças e Conflitos Armados alertou na sexta-feira que “o aumento sem precedentes” da atividade de grupos criminosos no Haiti obrigou ao deslocamento de milhares de famílias, num país onde metade da população, cerca de 5,5 milhões de pessoas, 30% das quais crianças, necessitam de assistência humanitária urgente.

Num comunicado, Virginia Gamba insistiu no envio imediato da chamada missão Multinacional de Apoio à Segurança, autorizada pelo Conselho de Segurança da ONU.

O Quénia suspendeu na terça-feira o envio de agentes policiais para o Haiti, após a renúncia de Ariel Henry.

Últimas do Mundo

Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.