Marcelo acredita que reencontrará Costa “noutras encruzilhadas” ao serviço de Portugal

O Presidente da República despediu-se hoje de António Costa enquanto primeiro-ministro, mas não fechou a porta à possibilidade de ambos se reencontrarem “noutras encruzilhadas” ao serviço de Portugal.

© Folha Nacional

 

“Não quer isto dizer que seja a última vez que nos encontramos nestas encruzilhadas do serviço de Portugal”, disse Marcelo Rebelo de Sousa numa declaração aos jornalistas, no final da reunião do Conselho de Ministros, em que não houve direito a perguntas, e sem explicar ao que se referia.

O chefe de Estado agradeceu ainda pelos oitos anos de convivência o primeiro-ministro, considerando difícil encontrar na história da democracia portuguesa um período de maior solidariedade institucional entre as duas figuras.

“Não quer dizer que houve sempre acordo, mas houve sempre um bom relacionamento institucional e, acima disso, solidariedade nacional”, sublinhou.

Últimas de Política Nacional

O líder do CHEGA, André Ventura, apontou hoje "falta de unidade política" ao Governo sobre o direito à greve nas forças policiais, considerando que o primeiro-ministro "sai fragilizado" e que o tema deve ser discutido.
O CHEGA propôs hoje uma atualização adicional das pensões em 1,5% e uma redução da taxa de IRC em dois pontos percentuais, de 21% para 19% para a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025.

Após a aprovação de uma recomendação do CHEGA para despejar das habitações municipais quem cometa crimes, no município de Loures, o partido manifestou a intenção de aplicar a recomendação a nível nacional. O partido de André Ventura defende que quem comprovadamente cometa crimes ou esteja envolvido em desacatos à ordem pública deve perder o direito […]

O CHEGA acusou o Presidente da República de ter tido uma “atuação lamentável” face aos tumultos na Grande Lisboa após a morte de Odair Moniz e quer entregar um “protesto formal” em Belém.
O Presidente da República falou com a mãe do motorista da Carris que ficou ferido na semana passada em Loures, depois de o autocarro que conduzia ter sido incendiado, e confirmou a “evolução positiva” do seu estado de saúde.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai participar nos dias 18 e 19 de novembro na Cimeira do G20, no Rio de Janeiro, Brasil, anunciou hoje o gabinete do chefe do executivo.
A proposta de Orçamento do Estado para 2025 prevê cobrar mais 22% em imposto petrolífero, representando assim 752 milhões de euros, dos quais se destacam 525 milhões para a atualização da taxa de carbono e o restante montante para o aumento do consumo de combustível.
No encerramento do debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2025, a intervenção de André Ventura foi interrompida pelas reações de algumas bancadas.
O presidente do CHEGA acusou hoje o atual Governo de ser "tão ladrão" quanto o anterior e voltou a considerar que o Orçamento do Estado para 2025 é uma "traição à direita" e o início de um bloco central.
A proposta de lei de Orçamento do Estado para 2025 foi hoje aprovada na generalidade com votos a favor dos dois partidos que apoiam o Governo, PSD e CDS-PP, e a abstenção do PS.