EUA reforçam apoio a Rutte para secretário-geral da NATO

A embaixadora dos Estados Unidos para a NATO reconheceu hoje que estão a ser discutidos os "prós e contras" de dois candidatos a secretário-geral, recordando que Washington apoia Mark Rutte, e que é esperada uma decisão até julho.

© Facebook/markrutte

“Há dois candidatos oficiais: Mark Rutte [primeiro-ministro dos Países Baixos] e o Presidente Klaus Iohannis da Roménia. Está a decorrer um debate sobre as qualificações dos dois e vamos continuar a discutir os prós e contras dos dois candidatos até chegarmos a um consenso”, disse Julianne Smith, durante um briefing por videoconferência.

A embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) acrescentou que a expectativa é “chegar a uma resolução sobre isto o quanto antes” e ver o assunto “resolvido até à cimeira de Washington”, em julho.

Julianne Smith recordou que para os EUA há um candidato favorito: “A posição dos EUA é de apoio a Mark Rutte como secretário-geral”.

“Respeitamos Klaus Iohannis por atirar o seu chapéu para o ringue”, completou a embaixadora, utilizando a expressão popular norte-americana “throw your hat into the ring”, utilizada para descrever pessoas que anunciam que querem participar em competições ou eleições.

Últimas de Política Internacional

O Governo britânico vai reduzir a proteção concedida aos refugiados, que serão “obrigados a regressar ao seu país de origem logo que seja considerado seguro”, anunciou hoje o Ministério do Interior num comunicado.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje uma reformulação das empresas estatais de energia, incluindo a operadora nuclear Energoatom, que está no centro de um escândalo de corrupção há vários dias.
A China vai proibir, temporariamente, a navegação em parte do Mar Amarelo, entre segunda e quarta-feira, para realizar exercícios militares, anunciou a Administração de Segurança Marítima (MSA).
A Venezuela tem 882 pessoas detidas por motivos políticos, incluindo cinco portugueses que têm também nacionalidade venezuelana, de acordo com dados divulgados na quinta-feira pela organização não-governamental (ONG) Fórum Penal (FP).
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, vai na quinta-feira ser ouvido numa comissão de inquérito parlamentar sobre suspeitas de corrupção no governo e no partido socialista (PSOE), num momento raro na democracia espanhola.
A Venezuela tem 1.074 pessoas detidas por motivos políticos, segundo dados divulgados na quinta-feira pela organização não-governamental (ONG) Encontro Justiça e Perdão (EJP).
Na quarta-feira, o primeiro governo liderado por uma mulher em Itália cumpre três anos de mandato (iniciado a 22 de outubro de 2022).
A Polónia aprovou uma nova lei que isenta do pagamento de imposto sobre o rendimento todas as famílias com pelo menos dois filhos e rendimentos anuais até 140 mil zlótis (cerca de 33 mil euros).
O Parlamento Europeu (PE) adotou hoje legislação que facilita a retirada do direito de viajar sem visto para a União Europeia (UE) a partir de países que apresentem riscos de segurança ou violem os direitos humanos.
A Comissão Europeia disse hoje apoiar o plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para acabar com o conflito em Gaza, quando se assinalam dois anos da guerra e negociações indiretas estão previstas no Egito entre Israel e o Hamas.