Alemanha acusa Rússia de ataque cibernético contra partido alemão

Berlim acusou hoje piratas informáticos russos, apoiados pelo Kremlin, de um ataque cibernético que descreveu como intolerável contra membros do Partido Social Democrata da Alemanha (SPD, na sigla em alemão) e ameaçou retaliar.

© Facebook de Annalena Baerbock

 

“Podemos dizer de forma inequívoca que podemos atribuir este ataque cibernético a um grupo chamado APT28, que é liderado pelos serviços de inteligência da Rússia”, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã.

“Este foi um ataque cibernético apoiado pela Rússia contra a Alemanha e é absolutamente intolerável e inaceitável”, acrescentou Annalena Baerbock, que prometeu que o ataque terá consequências.

A investigação federal sobre o ataque que teve como alvo o SPD em janeiro de 2023 acaba de ser concluída, disse a ministra, sem dar mais detalhes, durante uma conferência de imprensa na Austrália.

Na mesma conferência, realizada após um encontro em Adelaide, no centro-sul do país, a ministra dos Negócios Estrangeiros australiana disse estar “profundamente perturbada” com o ataque russo e garantiu que Camberra apoia Berlim.

“Já nos juntámos aos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia na atribuição de atividades cibernéticas maliciosas ao APT28”, disse Penny Wong.

O grupo APT28, também conhecido como Fancy Bear, é acusado de ser responsável por dezenas de ataques cibernéticos em todo o mundo.

A agência de segurança informática da União Europeia notou em 2023 que, de acordo com a imprensa alemã, um funcionário do SPD tinha sido alvo de um ataque cibernético, de origem russa, que terá causado “uma possível divulgação de dados” do partido.

Em fevereiro, o Ministério do Interior da Alemanha anunciou que as forças de segurança realizaram uma operação contra o APT28, numa iniciativa liderada pela agência de segurança dos Estados Unidos, o FBI.

O grupo de piratas informáticos APT28 terá instalado ‘malware’ (‘software’ destrutivo) em centenas de postos de acesso à Internet (‘routers’) em escritórios e residências particulares, criando uma rede que terá sido usada como plataforma global de espionagem cibernética.

De acordo com o FBI, os alvos das atividades de espionagem eram governos, militares, agências de segurança e empresas dos Estados Unidos e de outros países.

O grupo de ‘hackers’ APT28 está ativo em todo o mundo desde pelo menos 2004 e o Ministério do Interior alemão considera-o um dos grupos criminosos informáticos mais ativos e perigosos do mundo.

Últimas do Mundo

O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia aumentou para 145, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês numa conferência de imprensa, quando as chuvas também estão a provocar mortes nos países vizinhos.
Andriy Yermak, o homem mais poderoso depois do Presidente ucraniano, está a ser investigado por corrupção ligada à Energoatom. O NABU entrou esta sexta-feira na sua casa, abalando o núcleo duro do poder em plena guerra.