27 Maio, 2024

Portugal pode ser suspenso do espaço Schengen por não cumprir as regras de imigração

O Governo português assumiu, no passado dia 10 de maio, que Portugal se encontra em risco de ser suspenso do espaço Schengen.

© D.R.

Em entrevista ao Jornal Expresso, o Ministro da Presidência diz que tudo se deve ao facto de haver um atraso na instalação do novo sistema de controlo de fronteiras que tem de ser validado em julho.

António Leitão Amaro admitiu que seria um “enorme problema para o turismo português” caso o bloqueio ao Espaço Schengen seja efetivado.

O governante responsabiliza o anterior Governo por não ter lançado o concurso para a compra de equipamentos, que terão de ser adquiridos por ajuste direto para que Portugal não seja suspenso.

Diz a SÁBADO que para a validação estar pronta em julho, Portugal terá uma despesa de três milhões de euros (juntando aos vinte e cinco milhões da compra dos sistemas) e que os procedimentos já se encontram a ser geridos pelo Sistema de Segurança Interna.

Em causa estão serviços como os Sistemas de Entradas e Saídas (SES) e o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS).

Folha Nacional

Folha Nacional

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados