Blinken faz visita surpresa a Kiev para reiterar apoio dos EUA

O chefe da diplomacia norte-americana chegou esta madrugada a Kiev para uma visita surpresa, para reiterar o apoio dos EUA à Ucrânia, dias depois da Rússia ter lançado uma ofensiva no nordeste do país.

© Facebook U.S. Department of State

 

Antony Blinken chegou de comboio noturno à capital ucraniana, vindo da Polónia, e deve encontrar-se hoje com o Presidente, Volodymyr Zelensky, na quarta visita a Kiev desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

Blinken deverá ainda reunir-se com o homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, e proferir, num encontro com membros da sociedade civil, um discurso centrado no “futuro da Ucrânia”, disse aos jornalistas um dirigente governamental norte-americano, a bordo do comboio.

A ideia é destacar os “sucessos da Ucrânia” na sequência do discurso de Blinken em junho de 2023, em Helsínquia, onde enfatizou o “fracasso estratégico” da Rússia, disse o dirigente, que pediu para não ser identificado.

Entre os temas em discussão estará também um acordo bilateral de defesa que os EUA esperam concluir antes da cimeira da NATO em julho, em Washington. “As negociações estão na fase final. Estamos muito próximos”, disse a mesma fonte.

A visita visa “enviar um sinal forte para tranquilizar os ucranianos que estão claramente numa situação muito difícil, tanto devido à intensificação dos combates na frente oriental, mas também porque os russos estão agora a alargar os seus ataques transfronteiriços a Kharkiv”, sublinhou o dirigente.

A Rússia lançou na sexta-feira uma ofensiva surpresa junto a Kharkiv, a segunda cidade da Ucrânia, no nordeste do país, conseguindo assumiu o controlo de cinco aldeias na região de Kharkiv, e de outra em Donetsk.

“É claro que eles [os russos] estão a apostar tudo o que têm no leste, e a extensão dos combates em Kharkiv representa esta estratégia que consiste em atirar tudo o que têm contra os ucranianos”, disse o dirigente norte-americano.

“Mas estamos confiantes de que os ucranianos terão cada vez mais sucesso em repelir os russos à medida que a ajuda dos Estados Unidos e de outros aliados e parceiros chegar até eles”, acrescentou o dirigente.

A visita surpresa de Blinken ocorre poucas semanas depois de o parlamento norte-americano ter aprovado um pacote de apoio militar no valor de 61 mil milhões de dólares (56,6 mil milhões de euros) para a Ucrânia, após meses de impasse.

Desde então, os Estados Unidos enviaram para a Ucrânia ajuda militar no valor de cerca de 1,4 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros), principalmente sistemas antiaéreos e munições para artilharia, alguns dos quais já estão na linha da frente, disse o dirigente.

Blinken pretende, em particular, “detalhar como a nossa ajuda será implementada de forma a fortalecer as suas defesas e permitir-lhes recuperar a iniciativa” no campo de batalha, acrescentou.

Últimas do Mundo

Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.
A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.