“Amarrado e deixado no mato”. Casos de carjacking crescem em Lisboa

Um taxista foi vítima de carjacking, no passado dia 8 de maio, quando se encontrava na Praça do Comércio, em Lisboa, apurou o Folha Nacional junto de fonte da PSP.

© Instagram PSP

De acordo com a mesma fonte, os suspeitos são “três homens de nacionalidade brasileira” que estavam munidos de armas de fogo. O motorista foi ameaçado com “pistolas apontadas à cabeça, levado ao multibanco e abandonado no mato amarrado”, acrescentou a mesma fonte. A viatura foi “encontrada em Sintra” e o crime está a ser investigado pela Polícia Judiciária.

Este não foi, contudo, caso único.  Três dias depois surgiu um novo assalto com o mesmo ‘modus operandi’.

De acordo com o Jornal de Notícias, outro taxista foi alvo de carjacking, desta feita na Charneca da Caparica, no concelho de Almada.

A vítima, que se encontrava no interior do seu táxi, foi abordada por três indivíduos que empunhavam uma arma de fogo. Segundo apurou a mesma fonte, dada a violência da abordagem, o taxista viu-se obrigado a sair da viatura, deixando-a à mercê dos assaltantes que a utilizaram para fugir. Ao contrário do caso ocorrido na Praça do Comércio, desta vez a vítima não sofreu qualquer agressão física.

Segundo apurou o Folha Nacional junto das autoridades, “foi efetuado o roubo de uma viatura da marca Dácia, no passado domingo, por três indivíduos de nacionalidade brasileira, com recurso a arma de fogo na zona de Vale Fetal, na Charneca da Caparica.”

“A viatura é táxi e fez viagem com os indivíduos desde a Avenida 24 de Julho, em Lisboa, até ao local onde foi roubada pelos passageiros”, declara a mesma fonte a este jornal, acrescentando que “esta situação ocorreu por volta da 01h00, sendo que até às 08h00 não havia mais novidades, apesar da tentativa da localização por GPS.”
De acordo com os dados divulgados pelo Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2022, foram registados 38.042 crimes rodoviários, o que representa um acréscimo de 6.727 participações, correspondente a uma variação de +21,5%, em 2022. Entre as ocorrências, o relatório destaca 711 furtos, 107 posse ou uso de arma, 1.128 injúrias e ameaças, e 1.860 crimes de ofensa à integridade física. Quanto ao número de assaltos por carjacking, é preciso recuar até ao RASI de 2019 que anotou 126 assaltos desse tipo, face a 2018.

Últimas do País

Um contentor de 18 metros quadrados faz crescer 850 plantas por mês e fornece sete restaurantes, um projeto localizado em Lisboa pronto para espalhar pelo mundo as vantagens de semear em pouco espaço e com pouca água.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) apelou hoje a um maior investimento nesta área, pedindo que deixe de ser vista como um privilégio e que quem precisa tenha acesso atempado em qualquer região do país.
A derrocada do BES/GES provocou perdas milionárias em acionistas, credores e clientes, havendo atualmente mais de 2.000 clientes lesados que conseguiram o estatuto de vítima em tribunal e exigem indemnizações.
Um homem estrangeiro, procurado pelas autoridades judiciárias espanholas por sequestro, ofensas à integridade física e violência doméstica contra a sua companheira, foi detido na quinta-feira, no Porto, adiantou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.
A Marinha Portuguesa vai comandar, a partir de terça-feira, a Força Naval da União Europeia – Operação Atalanta, que tem como objetivo proteger as rotas marítimas e a pirataria, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, inicia hoje uma visita oficial a Portugal durante a qual será assinado o Programa Estratégico de Cooperação para o período 2024-2028 e mais dois acordos relativos a reabilitação de património e infraestruturas.
A violência atingiu novamente Santiago do Cacém. Três imigrantes, com idades compreendidas entre os 24 e os 27 anos, foram detidos ontem pela Polícia Judiciária, acusados de tentar matar dois imigrantes de 30 e 31 anos em abril deste ano.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dá hoje posse a Filipa Urbano Calvão como nova presidente do Tribunal de Contas (TdC) e a Amadeu Guerra como novo procurador-geral da República (PGR).
Um homem, com antecedentes criminais, ficou em prisão preventiva por ser "o principal arguido" de uma rede de tráfico de droga, composta por 11 pessoas, em São Miguel, Açores, revelou hoje a PSP.