Cidades históricas brasileiras acolhem festival de fado e gastronomia para unir a lusofonia

As cidades brasileiras Petrópolis e Ouro Preto acolhem o festival “Fado em Cidades Históricas”, que juntará, entre outros, a fadista Ana Moura e a chef Marlene Vieira, com a missão de unir a lusofonia, disse à Lusa a curadora.

© D.R.

“Primeiro surgiu a ideia de Ouro Preto, pelo Barroco, por essa influência da arquitetura” portuguesa e depois surgiu Petrópolis, uma cidade do estado do Rio de Janeiro “que foi fundada pela corte portuguesa”, frisou à Lusa Connie Lopes.

Petrópolis, cidade com forte ligação a Portugal e que servia de refúgio de verão da corte quando a capital do império, em 1808, passou a ser o Rio de Janeiro, acolhe, sábado e domingo, no Palácio de Cristal, uma feira ao ar livre com artesanato, gastronomia, vinhos, porcelanas, livros, música, poesia e história.

O mesmo sucederá, entre sexta-feira e domingo da próxima semana (24 a 26 de maio), em Ouro Preto, Património Cultural da Humanidade, uma cidade em Minas Gerais, cujas origens remontam a 1698.

Haverá espaço também para programação infantil e palestras sobre “Os laços que unem Brasil a Portugal” e “Dom Pedro enquanto musicista e compositor”.

Um Sarau ‘Decolonial’ para mostrar que o festival não é só de Portugal, mas une “as influências que fizeram o Brasil”, como “África e os povos indígenas”, detalhou Connie Lopes. Nesta ocasião vão entrar em cena, entre outros, a atriz portuguesa Joana Solnado.

Ana Moura, Raquel Tavares e um encontro musical inédito entre Marta Pereira da Costa (guitarra portuguesa) & Samara Líbano (violão 7 cordas, brasileira) estão marcados para as duas cidades histórias, assim como um ‘workshop’ de culinária com a chef portuguesa Marlene Vieira.

O evento é gratuito e a curadora e idealizadora do projeto acredita que a boa reação do público se fará presente.

O projeto é para continuar para os próximos anos, garantiu a curadora, indo para “outras cidades históricas” para cumprir a missão de “uma grande movimentação da lusofonia e dar oportunidade a essas pessoas de estarem juntas”.

Últimas do Mundo

Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.