Presidente eleita do México pondera expansão de comboio turístico

A Presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, revelou estar a avaliar o orçamento necessário para lançar o serviço de carga do "Tren Maya" no próximo ano, enquanto analisa a expansão do comboio turístico.

© Facebook de Claudia Sheinbaum

Sheinbaum garantiu no sábado que já está a analisar, em conjunto com o atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, as despesas necessárias para dar continuidade ao comboio, que liga os cinco estados do sul do México.

“Além dos passageiros, vai ser um projeto de carga, precisamente as questões que estamos a ver este fim de semana de quanto orçamento é necessário para o próximo ano para avançar no comboio de carga”, disse a futura chefe de Estado, no estado de Yucatán.

Além disso, Sheinbaum disse na rede social X (antigo Twitter) que está a analisar a proposta do próximo governador de Yucatán, Joaquín Díaz, de alargar o serviço de passageiros do comboio a Puerto Progreso.

“Também falámos do ‘Tren Maya’ na segunda fase da transformação, o que significará consolidar o comboio de passageiros e expandi-lo como comboio de mercadorias”, acrescentou a Presidente eleita.

O comboio turístico deverá ter uma extensão de mais de 1.500 quilómetros e atravessar a região conhecida como Rivieira Maya, que atrai milhões de visitantes todos os anos.

Além de processos judiciais, a construção do “Tren Maya” tem também sido atrasada devido a alterações ao percurso e à descoberta de vestígios arqueológicos, de poços subterrâneos de água doce e de rios subaquáticos.

Em maio de 2022, um juiz suspendeu o projeto, na sequência de vários recursos de organizações não-governamentais, que acusaram a ligação de violar normas ambientais.

Os trabalhos foram retomados em 13 de julho de 2022, depois de López Obrador ter classificado os grandes projetos de infraestruturas públicas como questões de “segurança nacional”.

Em 11 de maio de 2023, o Supremo Tribunal de Justiça mexicano declarou inconstitucional a decisão do Presidente, por violar o direito dos cidadãos à informação sobre os projetos.

Mas horas mais tarde, o Governo voltou a classificar o “Tren Maya” como um projeto de “segurança nacional”, desafiando a decisão judicial.

O conglomerado português Mota-Engil, em parceria com a China Communications Construction, está encarregue a construção do segmento A, com 27 quilómetros entre Tulum e Akumal, que faz parte do troço conhecido como “5 sul”.

Esta obra representa um contrato no valor de cerca de 636 milhões de euros, disse a Mota-Engil em abril de 2020.

Últimas do Mundo

Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.