Governo brasileiro condena Abel Ferreira por usar expressão “equipa de índios”

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil condenou hoje o português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, por ter usado a expressão "equipa de índios" e convidou-o a conhecer a história dos povos indígenas e da “colonização de Portugal”.

© Facebook de Abel Ferreira

 

“O técnico do Palmeiras errou, e muito, na sua declaração. Gostaria de convidá-lo a conhecer a história dos povos indígenas do Brasil. E também conhecer a história de colonização de Portugal, seu país de origem, em relação ao Brasil e como estamos trabalhando para rever isso”, começou por escrever nas suas redes sociais, Sonia Guajajara, já depois de Abel Ferreira ter pedido desculpas de manhã.

A ministra brasileira afirmou ainda que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “, admitiu que o país foi responsável por uma série de crimes contra escravos e indígenas no Brasil”

“Uma declaração muito importante porque o reconhecimento de tais crimes é o 1.º passo para ações concretas de reparação”, prosseguiu.

Em causa estão declarações feitas a 23 de abril, durante um jantar com correspondentes estrangeiros em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o país deveria “assumir a responsabilidade total” pelo que fez no período colonial e “pagar os custos”

A ministra brasileira elogiou o posicionamento do chefe de Estado português que trouxe para debate a importância de avançar “numa agenda de igualdade étnico racial como premissa para a cidadania”.

Sonia Guajajara recordou ainda o acordo o memorando de entendimento assinado em junho em Portugal entre o Governo brasileiro e o Observatório do Racismo e Xenofobia.

“Essas ações são importantíssimas e passam também pelo combate a estereótipos em relação a esses povos, que levam a falas inadmissíveis como essa de Abel Ferreira”, concluiu a ministra brasileira.

Abel Ferreira pediu hoje desculpa por ter usado a expressão “equipa de índios”.

“Repudio toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. Infelizmente, há expressões que continuamos a perpetuar sem que nos debrucemos sobre o seu conteúdo. Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa”, lê-se na página oficial do técnico no Instagram.

Abel Ferreira empregou esta expressão na quinta-feira, após a vitória por 3-1 frente ao Atlético Goianense, aludindo ao equilíbrio dado ao ‘onze’ pelo médio argentino Aníbal Moreno, que, em sua opinião, permitiu que os avançados jogassem mais libertos.

“Porque esta não é uma equipa de índios. Há uma organização e, dentro dessa organização, há liberdade para gerar e se conectarem. Temos princípios de jogo e um deles é o equilíbrio e o Aníbal é um desses pêndulos”, referiu, na ocasião, o português.

Um dia depois, Abel Ferreira lamentou a expressão utilizada: “Reconheço que palavras têm poder e impacto, independentemente da intenção. Todos devemos questionar, pensar e melhorar todos os dias. Peço desculpa a todos, em especial às comunidades indígenas”.

Últimas do Mundo

Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.