Talibãs chicoteiam 6 pessoas condenadas por adultério e relações ilícitas

As autoridades estabelecidas no Afeganistão pelos talibãs após o regresso ao poder, em agosto de 2021 chicotearam publicamente seis pessoas na cidade de Baljab, na província de Sar-e-Pul (norte), após terem sido condenadas por "adultério" e "relacionamentos ilícitos".

© LUSA

O Supremo Tribunal afegão indicou num comunicado publicado através do seu canal no WhatsApp que estas pessoas, cujas identidades não foram reveladas, receberam entre 29 e 39 chicotadas, além de terem sido condenadas a penas que podem ir até um ano de prisão.

As punições são um exemplo do endurecimento do Código Penal após o regresso do grupo fundamentalista ao poder depois de tomarem a capital, Cabul, na sequência da fuga do então presidente afegão, Ashraf Ghani, do país.

Desde então, os talibãs executaram publicamente várias pessoas, apesar das reclamações das Nações Unidas e de outras organizações internacionais.

 

Últimas do Mundo

O exército israelita identificou hoje como supostos terroristas palestinianos pelo menos doze dos 18 mortos do ataque de sexta-feira a um campo na cidade de Tulkarem, na Cisjordânia, elevando um anterior balanço.
Ataques israelitas mataram hoje dois elementos do Hamas, anunciaram o grupo militante e as forças de defesa israelitas.
Uma organização não governamental (ONG) denunciou que os detidos após os protestos contra o resultado das eleições presidenciais de julho na Venezuela não estão a receber alimentação suficiente ou estão mesmo desnutridos.
As autoridades russas anunciaram hoje a retirada dos talibãs da sua lista de organizações terroristas, faltando fazer as alterações legislativas necessárias.
A China afirmou hoje estar “profundamente preocupada” com a situação no Médio Oriente, após a morte do líder do movimento islamita armado libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, em bombardeamentos israelitas no Líbano.
O exército israelita anunciou hoje estar a efetuar “dezenas de novos ataques” contra o Hezbollah no Líbano.
A imigração saltou para o topo das preocupações dos espanhóis em apenas três meses, segundo um estudo do Centro de Investigações Sociológicas (CIS) feito após um verão de notícias permanentes sobre números inéditos de chegadas de 'pateras' às Canárias.
O Irão pediu no sábado uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, na sequência da morte do líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, num ataque israelita.
A agência noticiosa France-Presse (AFP), uma das três maiores do mundo, foi vítima de um ataque informático que pode ter comprometido as palavras-passe dos servidores de receção FTP dos clientes, anunciou hoje a agência.
A Estónia, Letónia, Lituânia e a Polónia vão procurar financiamento da União Europeia para construir uma rede de bunkers, barreiras, linhas de distribuição e armazéns militares nas fronteiras com a Rússia e a Bielorrússia, foi hoje divulgado.