Festa do Outono regressa a Serralves sob tema da sustentabilidade com centenas de atividades

A Festa do Outono regressa no próximo fim de semana a Serralves, no Porto sob os temas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos.

© D.R.

O diretor de projetos especiais da Fundação de Serralves, Rui Costa, declarou hoje à Lusa, à margem de uma conferência de imprensa, que um dos destaques do programa é um espetáculo de novo circo de trampolim “intimista e fresco” que chega de Espanha, intitulado “Back2Classics”.

Na área da música, Rui Costa falou no papel “central” que ela tem na Festa do Outono deste ano e destacou as atuações de dois “talentos emergentes da cena musical em Portugal que são Luca Argel e os Samba Sem Fronteiras”.

Ainda na música, o destaque vai também para Ana Lua Caiano e para Samuel Martins Coelho.

Esta Festa do Outono fica marcada pela parceria com o Boil Climate Festival, um festival que acontece de 25 a 29 de setembro em Serralves e que pretende chamar a atenção para a urgência de lutar contra as alterações climáticas.

Boil traz ao evento a exibição do documentário “OceanXplorers”, do realizador James Cameron, uma colaboração com a National Geographic, que passará na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

Ainda na área do cinema, o Boil propõe a ficção científica poética de Werner Herzog, que registou em “Lektionen in Finsternis”, pouco depois da primeira Guerra do Golfo, os vastos incêndios petrolíferos que consumiram o Kuwait, revelando o “impacto da devastação ambiental”, pode ler-se no dossiê de imprensa.

O programa da Festa de Outono, que é totalmente gratuita, arranca às 10:00 de sábado, com as oficinas do Serviço Educativo. À mesma hora arranca também o Mercado Bio, no Pátio da Nogueira, e o Mercado de Outono.

Pela mesma altura, o Boil Climate Festival apresenta a instalação de arte imersiva e interativa “Our Plastic Seas”, de Chris Vincze.

Saídas de campo para todas as idades para observar a biodiversidade do Parque de Serralves, visitas guiadas, a exposição “Corpo – uma topografia sonora”, de Fernando Mota, teatro de marionetas, visitas interpretativas, dança e animação cultural compõem os dois dias da Festa do Outono, que termina dia 29 de setembro.

No ano passado a festa recebeu 95 mil visitantes e para este ano estima-se que o número seja idêntico, até porque se prevê bom tempo, acrescentou Rui Costa.

Últimas de Cultura

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.