Festa do Outono regressa a Serralves sob tema da sustentabilidade com centenas de atividades

A Festa do Outono regressa no próximo fim de semana a Serralves, no Porto sob os temas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos.

© D.R.

O diretor de projetos especiais da Fundação de Serralves, Rui Costa, declarou hoje à Lusa, à margem de uma conferência de imprensa, que um dos destaques do programa é um espetáculo de novo circo de trampolim “intimista e fresco” que chega de Espanha, intitulado “Back2Classics”.

Na área da música, Rui Costa falou no papel “central” que ela tem na Festa do Outono deste ano e destacou as atuações de dois “talentos emergentes da cena musical em Portugal que são Luca Argel e os Samba Sem Fronteiras”.

Ainda na música, o destaque vai também para Ana Lua Caiano e para Samuel Martins Coelho.

Esta Festa do Outono fica marcada pela parceria com o Boil Climate Festival, um festival que acontece de 25 a 29 de setembro em Serralves e que pretende chamar a atenção para a urgência de lutar contra as alterações climáticas.

Boil traz ao evento a exibição do documentário “OceanXplorers”, do realizador James Cameron, uma colaboração com a National Geographic, que passará na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

Ainda na área do cinema, o Boil propõe a ficção científica poética de Werner Herzog, que registou em “Lektionen in Finsternis”, pouco depois da primeira Guerra do Golfo, os vastos incêndios petrolíferos que consumiram o Kuwait, revelando o “impacto da devastação ambiental”, pode ler-se no dossiê de imprensa.

O programa da Festa de Outono, que é totalmente gratuita, arranca às 10:00 de sábado, com as oficinas do Serviço Educativo. À mesma hora arranca também o Mercado Bio, no Pátio da Nogueira, e o Mercado de Outono.

Pela mesma altura, o Boil Climate Festival apresenta a instalação de arte imersiva e interativa “Our Plastic Seas”, de Chris Vincze.

Saídas de campo para todas as idades para observar a biodiversidade do Parque de Serralves, visitas guiadas, a exposição “Corpo – uma topografia sonora”, de Fernando Mota, teatro de marionetas, visitas interpretativas, dança e animação cultural compõem os dois dias da Festa do Outono, que termina dia 29 de setembro.

No ano passado a festa recebeu 95 mil visitantes e para este ano estima-se que o número seja idêntico, até porque se prevê bom tempo, acrescentou Rui Costa.

Últimas de Cultura

O Agrupamento de Escolas de Mogadouro iniciou a um projeto-piloto na área do ensino da segunda língua oficial em Portugal, com a criação de um "Clube de Língua Mirandesa", disse hoje à Lusa a diretora deste organismo.
A Festa do Outono regressa no próximo fim de semana a Serralves, no Porto sob os temas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos.
A nova temporada do Teatro Nacional São João, no Porto, a decorrer até dezembro, traz seis estreias absolutas e arranca esta quarta-feira, no Teatro Carlos Alberto, com a estreia do monólogo “Homens Hediondos”, de David Foster Wallace.
A 28.ª edição dos Encontros Mágicos de Coimbra, hoje apresentada publicamente e que decorre entre os dias 17 e 22, vai reunir 14 artistas de sete países em 80 espetáculos de rua e duas galas internacionais.
O filme “Grand Tour”, de Miguel Gomes, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
O Festival Internacional de Marionetas do Porto - fimp’24 regressa a 11 de outubro, sob o signo da trilogia “Existir. Resistir! Desistir…”, expressa no trabalho de 14 companhias, dez portuguesas e quatro estrangeiras, provenientes de Bélgica, França, Inglaterra e Líbano.
A primeira edição do Festival Jazz da Batalha arranca na sexta-feira, com uma programação que leva música às quatro freguesias daquele concelho do distrito de Leiria durante o mês de setembro.
A Academia Portuguesa de Cinema (APC) candidatou 'A Flor do Buriti', João Salaviza e Renée Nader Messora, 'Grand Tour', de Miguel Gomes, e 'O Vento Assobiando nas Gruas', de Jeanne Waltz, aos prémios Goya e Colibri, anunciou hoje a instituição.
O secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) considera que "a grandeza da personalidade universalista" de Camões merecia "um maior e mais cuidado reconhecimento", nomeadamente nas comemorações oficiais do V centenário do nascimento do poeta.
A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) vai assegurar o concerto de abertura no Young Euro Classic, em Berlim, o “maior festival de jovens orquestras do mundo”, por “mérito”, disse à Lusa o maestro Pedro Carneiro.