Oposição na Venezuela e pacifistas do Médio Oriente na lista de prémio Sakharov

A lista de candidatos ao prémio Sakharov anualmente atribuído pelo Parlamento Europeu foi hoje divulgada e inclui este ano membros da oposição venezuelana, pacifistas no Médio Oriente e o empresário norte-americano Elon Musk.

© Facebook Maria Corina Machado

O grupo do Partido Popular Europeu (PPE – inclui o PSD e o CDS)propôs a líder democrática venezuelana María Corina Machado e Edmundo Urrutia, que asseguram ter vencido as eleições que o Presidente Nicolás Maduro reclama.

Urrutia, que fugiu da Venezuela e se exilou em Espanha, é também o nome avançado pelos Reformistas e Conservadores Europeus, de direita, para receber o galardão.

O segundo maior grupo político, os Socialistas e Democratas (S&D, englobando o PS) apresentam como suas candidatas a israelita Yael Admi e a palestiniana Reem Hajareh, fundadoras dos movimentos de paz “Women Wage Peace” e “Women of the Sun”.

Os libarais do Renovar a Europa (inclui a IL) apoiam os mesmos movimentos, que advogam a paz entre Israel e a Palestina.

O empresário norte-americano dono da rede social X e da Tesla, Elon Musk, é o candidato da direita radical dos Patriotas pela Europa (CHEGA) e o grupo da Europa das Nações soberanas.

O grupo da Esquerda (PCP) indicou quatro jornalistas e um grupo de comunicação social na Palestina.

Os Verdes apresentaram o economista Gubad Ibadoghlu, que é um prisioneiro politico no Azerbaijão cuja detenção e condenação foi internacionalmente contestada como arbitrária e politicamente motivada.

No dia 17 de outubro é divulgada uma lista final com três nomes, eleitos pelas comissões parlamentar dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento.

O vencedor final – decidido pela Conferência de Presidentes (junta a líder do PE e os chefes das famílias políticas) – é anunciado em 24 de outubro, sendo o prémio entregue em 18 de dezembro, na última sessão plenária do ano.

O PE atribui o prémio Sakharov desde 1988, no valor de 50 mil euros, em celebração da liberdade de pensamento.

Os candidatos podem ser propostos por um grupo político ou pelos eurodeputados a título individual (sendo requerido o apoio, no mínimo, de 40 deputados a cada candidato).

Em 2023, o galardão foi atribuído a Jina Mahsa Amini e o movimento Mulher, Vida, Liberdade no Irão.

Últimas de Política Internacional

O Presidente dos Estados Unidos está "muito descontente" com as compras de petróleo russo por parte de países da União Europeia (UE), disse hoje o líder da Ucrânia.
A reunião em Pequim dos dirigentes chinês, Xi Jinping, russo, Vladimir Putin, e norte-coreano, Kim Jong-un, é um "desafio direto" à ordem internacional, declarou, esta quarta-feira, a chefe da diplomacia da UE.
O ministro das Finanças alemão, Lars Klingbeil, afirmou que os preços mais baixos da energia contribuem para garantir empregos na Alemanha, o que constitui a "máxima prioridade".
Marine Le Pen, líder do partido Rassemblement National (RN), pediu hoje ao presidente Emmanuel Macron para convocar eleições ultra-rápidas depois da previsível queda do Governo do primeiro-ministro François Bayrou.
O Governo britânico começou a contactar diretamente os estudantes estrangeiros para os informar de que vão ser expulsos do Reino Unido caso os vistos ultrapassem o prazo de validade, noticiou hoje a BBC.
O deputado brasileiro Eduardo Bolsonaro avisou hoje que prevê que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, imponha novas sanções contra o Brasil, caso o seu pai, Jair Bolsonaro, seja condenado de tentativa de golpe de Estado.
No último fim de semana, a Austrália assistiu a uma das maiores mobilizações populares dos últimos anos em defesa de políticas migratórias mais rigorosas. A “Marcha pela Austrália” reuniu milhares de cidadãos em várias cidades, incluindo Sidney, Melbourne e Adelaide, numa demonstração clara da crescente preocupação da população com os efeitos da imigração massiva sobre o país.
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, voltou hoje a defender "um pacto de Estado face à emergência climática" após os incêndios deste verão e revelou que vai propor um trabalho conjunto para esse objetivo a Portugal e França.
A Comissão Europeia vai apresentar na reunião informal do Conselho Europeu, em 01 de outubro, em Copenhaga, o plano para reforçar a defesa e segurança dos países da UE, anunciou hoje a presidente.
O Ministério das Finanças da África do Sul prepara-se para baixar o nível a partir do qual considera que um contribuinte é milionário, com o objetivo de aumentar a receita fiscal no país africano mais industrializado.