Tribunal aceita pedido de nova perícia neurológica a Ricardo Salgado

Os juízes do julgamento do processo BES/GES aceitaram o pedido da defesa de Ricardo Salgado para a realização de uma nova perícia neurológica ao ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) devido ao diagnóstico de doença de Alzheimer.

© LUSA/ANDRE KOSTERS

“Decide-se deferir a perícia neurológica requerida, ficando a mesma a cargo do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), I.P., sendo realizada em momento oportuno”, pode ler-se no despacho avançado hoje de manhã pelo Correio da Manhã e ao qual a Lusa teve também acesso.

Segundo o despacho, com data de sexta-feira, o tribunal entendeu que, apesar da informação já disponibilizada no processo sobre a situação clínica do ex-banqueiro, “a prova pericial requerida não deixa, ainda assim, de ser relevante para os presentes autos”.

Esclarece no entanto que “a realização da perícia vertente deverá situar-se, temporalmente, em momento mais avançado da audiência de julgamento”.

No documento assinado pela magistrada Helena Susano, a juíza-presidente do julgamento do caso BES/GES, que arrancou no passado dia 15 no Juízo Central Criminal de Lisboa, salientou que a doença de Alzheimer “é uma doença degenerativa, com caráter evolutivo”, pelo que a perícia deve ser apenas efetuada num momento considerado mais adequado.

Já o pedido de uma perícia económico-financeira foi rejeitado pelo tribunal, que considerou não estar em causa uma efetiva atividade pericial por “apreciação de factos através de uma perspetiva técnico-cientificamente qualificada”.

Nesse sentido, aprovou apenas a prestação de informações para prova documental no prazo de 30 dias sobre as obrigações do BES recolocadas no mercado secundário pelo BES entre 03 de julho de 2014 e 02 de agosto de 2014.

O tribunal questionou ainda quais as emissões de obrigações que, tendo transitado do BES para o Novo Banco pela resolução aplicada pelo Banco de Portugal, foram recolocadas pelo Novo Banco no mercado secundário após 04 de agosto, o seu valor e quanto é que o Novo Banco recebeu pela recolocação das obrigações.

O despacho do tribunal pronuncia-se ainda sobre um pedido de perícia financeira apresentado pela defesa do ex-administrador Amílcar Morais Pires.

“Deverá ser realizada a perícia requerida pelo arguido Amílcar Morais Pires, por interessar à descoberta da verdade e se enquadrar no objeto dos autos. (…) Assim, convida-se o arguido a indicar as secções da acusação-pronúncia e/ou os meios de prova a facultar aos peritos para que procedam à realização da perícia, o que se determina faça no prazo de 5 dias”, refere o despacho.

Entretanto, já decorre o sexto dia do julgamento do processo BES/GES, no qual está a ser ouvida a testemunha Inês Viegas Neves, auditora da KPMG à data dos factos.

O antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, é o principal arguido do caso BES/GES e responde em tribunal por 62 crimes, alegadamente praticados entre 2009 e 2014. Entre os crimes imputados contam-se um de associação criminosa, 12 de corrupção ativa no setor privado, 29 de burla qualificada, cinco de infidelidade, um de manipulação de mercado, sete de branqueamento de capitais e sete de falsificação de documentos.

Além de Ricardo Salgado, estão também em julgamento outros 17 arguidos, nomeadamente Amílcar Morais Pires, Manuel Espírito Santo Silva, Isabel Almeida, Machado da Cruz, António Soares, Paulo Ferreira, Pedro Almeida Costa, Cláudia Boal Faria, Nuno Escudeiro, João Martins Pereira, Etienne Cadosch, Michel Creton, Pedro Serra e Pedro Pinto, bem como as sociedades Rio Forte Investments, Espírito Santo Irmãos, SGPS e Eurofin.

Segundo o MP, a derrocada do GES terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.