Associação de Leiria registou 160 novas vítimas de violência doméstica este ano

A Mulher Século XXI, sediada em Leiria, registou este ano 160 novas vítimas de violência doméstica, revelou a associação em comunicado, realçando que daquele número 16 são homens.

© D.R.

“Este ano, no Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria, surgiram 160 novos casos, 16 dos quais foram homens”, divulgou, num comunicado, a associação que, na próxima semana, promove um seminário sobre a temática.

À agência Lusa, a presidente da Mulher Século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres salientou ser “muito difícil os homens deixarem de parte a vergonha para se apresentarem e dizerem que necessitam de apoio no âmbito da violência doméstica”.

“Dezasseis homens é começar a notar que já estão a ficar um bocadinho mais despertos para esta realidade e para pôr de parte a vergonha e o medo até de depois serem apontados publicamente”, declarou Susana Pereira.

Segundo a dirigente, a maioria dos 160 novos casos registados entre 01 de janeiro e 31 de outubro reporta-se a vítimas de Leiria, havendo ainda muitas pessoas que chegam à associação dos concelhos circundantes, como Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós.

“No grupo das mulheres, as principais faixas etárias estão entre os 35-45 e depois 46-55 [anos], sobretudo portuguesas”, adiantou, para assinalar que há 39 imigrantes, 29 dos quais de nacionalidade brasileira.

No caso das vítimas imigrantes, as idades preponderantes situam-se entre os 26 e 35 anos e dos 36 aos 55 anos.

Em 2023, no Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria, foram recebidas 1.467 pessoas, sendo 183 novos casos.

Susana Pereira afirmou que após a pandemia de covid-19 se falou muito da violência doméstica, o que “fez com que as pessoas aparecessem mais, deixassem de ter tanto medo e sentissem que não eram só elas que estavam a passar pelo problema”.

“Neste momento, parece que estamos a falar pouco da situação e [sobre] os casos não posso dizer que sejam piores, que sejam muito mais, mas uma coisa é que não são menos”, sublinhou.

Para a presidente da Mulher Século XXI, é necessário falar-se “muito sobre esta temática” e “informar as pessoas de que há associações como a Mulher Século XXI e outras em todo o país, da Rede Nacional de Apoio às Vítimas da Violência Doméstica, que estão aqui para as apoiar e que não têm de ter medo”.

“Achamos que, com informação mais frequente, conseguíamos que quase toda a gente soubesse da existência desta rede nacional que é extremamente importante e que tem também casas específicas para homens, para pessoas idosas, para pessoas com deficiência”, adiantou Susana Pereira.

No comunicado, a Mulher Século XXI referiu que na resposta de acolhimento de emergência “foram acolhidas este ano 45 vítimas sendo que 27 são mulheres (faixa etária predominante 36-45) e 18 dependentes (faixa etária predominante de 3-6 anos)”.

Já na resposta de apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica que abrange os 10 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, “este serviço recebeu 60 casos novos até outubro, sendo que 43 crianças e jovens são do sexo feminino”.

“Em 47 dos casos a pessoa alegadamente agressora foi um dos progenitores e em 55 dos casos a pessoa alegadamente agressora era do sexo masculino”, esclareceu.

No Gabinete de Apoio à Vítima de Violência de Género do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, inaugurado em janeiro, “dos 133 casos atendidos 110 foram vítimas do sexo feminino e 23 masculino”.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje atrasos na saída de ambulâncias aos pedidos de socorro da população, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, alguns superiores a uma hora.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.