Governo do Laos lamenta morte de seis turistas ligadas a álcool com metanol

O Governo do Laos disse hoje estar "profundamente entristecido" pela morte de seis turistas ocidentais, alegadamente após terem bebido álcool adulterado com metanol em Vang Vieng, uma cidade do noroeste do país, popular entre mochileiros.

© D.R.

Num comunicado, as autoridades expressaram “sincera simpatia”, ofereceram “condolências às famílias dos falecidos” e garantiram que está em curso uma investigação “para determinar as causas do incidente e levar os perpetradores à justiça”.

Na sexta-feira, a polícia do Laos deteve o gerente e proprietário de uma pousada em Vang Vieng, a norte da capital Vientiane, onde ficaram duas das vítimas mortais, duas adolescentes australianas de 19 anos.

Um agente da polícia de turismo de Vang Vieng, que não quis ser identificado, disse que “várias pessoas” foram detidas no âmbito do caso, mas que ainda não foram apresentadas acusações.

Os funcionários do Nana Backpacker Hostel, que ainda funcionava, mas não aceitava novos hóspedes, confirmaram que o gerente e o proprietário estavam entre os detidos para interrogatório.

A Ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Penny Wong, exigiu ao Laos uma investigação “completa e transparente” sobre as circunstâncias das duas mortes.

Além das duas australianas, as vítimas mortais incluem uma outra australiana, dois dinamarqueses e um norte-americano, de acordo com os respetivos governos.

O Departamento de Estado dos EUA emitiu na sexta-feira um alerta de saúde para os cidadãos que viajam no Laos, alertando para “suspeita de envenenamento por metanol em Vang Vieng, possivelmente através do consumo de bebidas alcoólicas misturadas com metanol”.

As autoridades de vários países ocidentais alertam regularmente os seus cidadãos para os riscos de envenenamento por metanol ao consumir álcool no Laos.

De acordo com relatos da imprensa, uma dúzia de turistas adoeceu no dia 12 de novembro, após uma saída à noite em Vang Vieng e vários foram hospitalizados na vizinha Tailândia.

Pelo menos seis pessoas morreram e mais de 20 foram hospitalizadas em agosto na Tailândia depois de consumirem álcool adulterado com metanol.

Vang Vieng é uma cidade no noroeste do Laos que já foi conhecida por festas na selva populares entre jovens visitantes, mas que recentemente tentou transformar a sua imagem como um destino de ecoturismo.

O metanol é um álcool utilizado no fabrico de anticongelante, líquido de lavagem de para-brisas, verniz ou tinta para fotocopiadoras.

Pode ser adicionado a bebidas para aumentar o nível alcoólico e reduzir o preço, mas pode causar cegueira, danos no fígado e morte.

Últimas do Mundo

A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.
Milhares de filipinos reuniram-se hoje em Manila para iniciar uma manifestação de três dias anticorrupção, enquanto a Justiça investiga um alegado desvio de milhões de dólares destinados a infraestruturas inexistentes ou defeituosas para responder a desastres.
Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.
A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.
Um relatório do Ministério do Interior alemão revela que suspeitos sírios estão associados a mais de 135 mil crimes em menos de uma década. A AfD aponta o dedo ao governo de Olaf Scholz e exige deportações imediatas.
O aumento da temperatura global vai ultrapassar o objetivo de 1,5 graus centígrados no máximo numa década em todos os cenários contemplados pela Agência Internacional de Energia (AIE), relatório anual de perspetivas energéticas globais, hoje publicado.
A Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico, determinou a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil.