Trump escolhe um dos líderes do ultraconservador Projeto 2025 para o orçamento

O presidente eleito Donald Trump escolheu Russell Thurlow Vought, um dos 'arquitetos' do programa governamental ultraconservador Projeto 2025, para chefiar o Gabinete de Gestão e Orçamento do futuro Governo.

© Facebook de Donald J. Trump

Vought, de 48 anos, já esteve à frente da mesma tutela durante parte do primeiro mandato presidencial de Trump (2017-2021).

“Ele fez um excelente trabalho: eliminámos quatro regulamentos por cada novo regulamento e foi um grande sucesso!”, afirmou Trump, num comunicado divulgada na sexta-feira.

Trump recordou que Vought passou muitos anos a trabalhar em políticas públicas em Washington e é um “agressivo cortador de custos e desregulador” que ajudará o seu governo a implementar a sua agenda ‘América em Primeiro’ em todas as agências.

O Projeto 2025, elaborado pelo grupo ultraconservador Heritage Foundation, mas do qual Trump se distanciou, prevê um enorme corte na função pública e o desmantelamento das agências federais.

Também na sexta-feira, o presidente eleito Donald Trump disse que vai nomear o ex-jogador de futebol norte-americano e conselheiro da Casa Branca, Scott Turner, para secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Turner dirigiu o Conselho de Oportunidades e Revitalização da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump.

Trump, em comunicado, elogiou Turner, a pessoa negra de mais alto nível que já selecionou para a sua administração, por “ajudar a liderar um esforço sem precedentes que transformou as comunidades mais necessitadas do nosso país”.

Ainda na sexta-feira, Trump anunciou que a congressista do Oregon, Lori Chavez-DeRemer, de origem hispânica, será a próxima secretária do Trabalho.

Chavez-DeRemer “trabalhou incansavelmente com o setor empresarial e laboral para desenvolver a força de trabalho dos Estados Unidos e apoiar os homens e mulheres trabalhadores”, disse o presidente eleito, num comunicado.

Horas antes, Trump tinha nomeado Scott Bessent, fundador da empresa de investimento Key Square Group e fervoroso defensor do controlo político sobre a Reserva Federal, para secretário do Tesouro.

Trump tem causado polémica por colocar, entre outros, um ex-pivot da televisão Fox News, investigado no passado por abuso sexual, Pete Hegseth, na pasta da Defesa ou o antivacinas Robert F. Kennedy Jr. no comando da Saúde.

Também na sexta-feira, o presidente eleito escolheu Janette Nesheiwat, uma médica de clínica geral e colaboradora da Fox News, como cirurgiã geral, a principal responsável por assuntos de saúde pública nos Estados Unidos.

Dave Weldon, antigo congressista republicano e médico com mais de 40 anos de experiência, vai liderar os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, e Marty Makary, cirurgião da Universidade Johns Hopkins, será o regulador da alimentação e medicamentos.

Últimas do Mundo

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje um pagamento de 4,2 mil milhões de euros ao abrigo da Mecanismo para a Ucrânia para apoiar a estabilidade macrofinanceira, por considerar que o país "satisfez condições e reformas necessárias".
Uma explosão numa refinaria da empresa petrolífera ENI em Calenzano, perto de Florença, norte de Itália, provocou pelo menos dois mortos e oito feridos, anunciaram hoje as autoridades locais, que estão a avaliar os efeitos poluentes do incidente.
O Presidente deposto sírio Bachar al-Assad e a sua família estão em Moscovo, segundo agências de notícias russas, citadas pela AFP.
A missa voltou a ouvir-se hoje na catedral Notre-Dame de Paris quebrando o ‘silêncio’ de mais de cinco anos imposto pelo incêndio que devastou o local em abril de 2019.
Centenas de refugiados sírios residentes no Líbano atravessaram hoje a fronteira de regresso ao seu país, poucas horas depois de ter sido expulso o presidente Bashar al-Assad e encerrando cinco décadas de governo do Partido Baath.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que 43 mil soldados ucranianos foram mortos e 370 mil ficaram feridos desde o início do conflito com a Rússia, há quase três anos.
O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmoud Abbas, declarou, em entrevista à agência Lusa, que a Palestina está pronta para realizar eleições “imediatamente e sem demoras”, se Israel permitir a votação em Jerusalém Oriental e noutros territórios ocupados.
Grupos rebeldes anunciaram hoje, num discurso na televisão pública síria, a queda do 'tirano' Bashar al-Assad, garantindo que libertaram todos os prisioneiros detidos 'injustamente' e apelando aos cidadãos e combatentes que preservem as propriedades do Estado.
O Papa Francisco criticou hoje, durante a missa na Basílica de São Pedro, a preocupação de certos países com o crescimento financeiro, enquanto há fome e guerra em meio mundo.
A Polícia Judiciária (PJ) participou, juntamente com as autoridades espanholas, na apreensão de mais de 3.500 quilos de cocaína ao largo das ilhas Canárias, num barco com 10 tripulantes, que foram todos detidos.