Funcionária da Casa Pia acusada de crimes de peculato e falsidade informática

Uma funcionária da Casa Pia de Lisboa foi acusada pelo Ministério Público por crimes de peculato e de falsidade informática por alegadamente se ter apropriado de mais de 11 mil euros da instituição entre julho e novembro de 2022.

© Folha Nacional

Numa nota divulgada na sua página da Internet, a Procuradoria-Geral Regional de Lisboa indica que a funcionária, que na altura era tesoureira, recebia em dinheiro, de outro funcionário, o valor das rendas por este cobradas a inquilinos de imóveis da Casa Pia.

De acordo com a acusação, a arguida em vez de depositar o dinheiro nas contas bancárias da instituição, apropriou-se de um montante superior a 11 mil euros.

“Depois, para não ser descoberta e para que fossem emitidos os recibos de renda aos inquilinos, registava nos sistemas informáticos que os valores em causa tinham sido depositados na conta bancária titulada pela instituição”, segundo a acusação.

Os factos reportam-se ao período entre os meses de julho e novembro do ano de 2022, tendo a situação sido detetada numa auditoria interna da Casa Pia de Lisboa.

Últimas do País

O presidente do conselho de administração da E-Redes, José Ferrari Careto, afirmou hoje não haver previsibilidade sobre quando será possível ter o restabelecimento total de energia elétrica à região afetada pela depressão Kristin.
Com casas destruídas, dias sem eletricidade e prejuízos que contam-se em milhares de euros, o Governo respondeu à tempestade Kristin com cheques de poucas centenas. População aponta os apoios como “desfasados da realidade” e incapazes de responder aos custos reais de recuperação.
Um homem morreu na madrugada de hoje no concelho de Leiria por intoxicação com monóxido de carbono com origem num gerador, disseram à Lusa fontes da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Proteção Civil.
Luís Montenegro declarou o prolongamento do estado de calamidade até dia 8 de fevereiro, logo após a reunião de Conselho de Ministros, em São Bento.
O Governo reúne-se hoje em Conselho de Ministros extraordinário para analisar a situação de calamidade, as medidas de prevenção para os próximos dias e a recuperação das zonas afetadas pela depressão Kristin.
A pilhagem de cabos elétricos na Marinha Grande, distrito de Leiria, é um dos motivos para a falta de água no concelho, um dos mais fustigados pela tempestade da passada quarta-feira, disse hoje o presidente da Câmara.
Cerca de 180 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 08:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada da passada quarta-feira.
Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.