Papa consolida legado com nomeação de 21 cardeais

O papa eleva hoje a cardeal 21 prelados, incluindo de Teerão, Argel, Tóquio e Abidjan, a maioria dos quais será chamado um dia a eleger o sucessor de Francisco, numa Igreja cada vez mais virada para o Sul.

© D.R.

Com este “consistório ordinário”, o 10.º desde que foi eleito em 2013, o jesuíta argentino, quase a cumprir 88 anos, continua a consolidar o legado e a moldar o Colégio Cardinalício à sua imagem.

Assim, Francisco terá escolhido mais de 78% dos 140 cardeais eleitores, aqueles com menos de 80 anos, que vão participar no próximo conclave, durante o qual é necessária uma maioria de dois terços para eleger um papa.

Desde a eleição, Jorge Bergoglio tem dado destaque a dioceses remotas, naquilo a que chama “as periferias”, alguma das quais onde os católicos estão mesmo em minoria, rompendo com a prática de destacar sistematicamente alguns arcebispos de grandes dioceses, como Milão ou Paris.

Cinco bispos da América Latina (Equador, Chile, Brasil, Peru e Argentina), dois de África (Costa do Marfim e Argélia) e a Ásia-Pacífico, a região que registou a maior expansão na última década, está representada pelo belga Dominique Joseph Mathieu, arcebispo de Teerão-Ispahan, pelo arcebispo de Tóquio e pelo bispo da comunidade ucraniana de Melbourne (Austrália).

A escolha dos cardeais cabe exclusivamente ao chefe da Igreja Católica, com a missão de assistir o papa no governo central da Igreja.

Alguns vivem em Roma e ocupam cargos na Cúria (o “governo” do Vaticano), mas a maioria exerce nas dioceses de origem. Francisco também criou um “Conselho de Cardeais” de nove membros, apelidado de “C9”, para o ajudar a governar e a reformar a Cúria.

A nomeação dos cardeais pode indicar a possível linha do futuro líder da Igreja Católica, tanto mais que Francisco deixou a “porta aberta” para uma demissão, tal como fez o antecessor Bento XVI.

Portugal conta quatro cardeais eleitores e que podem ser eleitos: Américo Aguiar, António Marto, Manuel Clemente e Tolentino Mendonça.

Últimas do Mundo

A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.
Milhares de filipinos reuniram-se hoje em Manila para iniciar uma manifestação de três dias anticorrupção, enquanto a Justiça investiga um alegado desvio de milhões de dólares destinados a infraestruturas inexistentes ou defeituosas para responder a desastres.
Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.
A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.
Um relatório do Ministério do Interior alemão revela que suspeitos sírios estão associados a mais de 135 mil crimes em menos de uma década. A AfD aponta o dedo ao governo de Olaf Scholz e exige deportações imediatas.
O aumento da temperatura global vai ultrapassar o objetivo de 1,5 graus centígrados no máximo numa década em todos os cenários contemplados pela Agência Internacional de Energia (AIE), relatório anual de perspetivas energéticas globais, hoje publicado.
A Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico, determinou a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil.