Papa Francisco critica quem se preocupa com dinheiro enquanto mundo vive com fome e guerra

O Papa Francisco criticou hoje, durante a missa na Basílica de São Pedro, a preocupação de certos países com o crescimento financeiro, enquanto há fome e guerra em meio mundo.

© D.R.

“Infelizmente, ao nosso redor vemos como a pretensão do primeiro pecado, o de querer ser como Deus, continua a ferir a humanidade, e como esta presunção de autossuficiência não produz nem amor nem felicidade”, disse o papa na homilia de uma celebração com 21 novos cardeais e no dia em que se celebra a Imaculada Conceição.

E perguntou: “De que adianta ter dinheiro no banco, conforto nos apartamentos, contratos falsos no mundo virtual, se os corações permanecem frios, vazios ou fechados? Para que servem os elevados níveis de crescimento financeiro dos países privilegiados, se metade do mundo morre de fome e de guerra, enquanto o resto assiste com indiferença?”.

Está previsto que hoje Francisco vá à Escadaria Espanhola, no centro de Roma, para prestar a tradicional homenagem à Imaculada Conceição.

Esta eucaristia foi celebrada juntamente com os novos cardeais que foram nomeados no consistório deste sábado.

“São irmãos a quem pedi que me ajudassem no serviço pastoral da Igreja universal”, disse ele explicou.

Francisco celebrou neste sábado o seu décimo consistório no qual nomeou 21 novos cardeais, e entre eles receberam o barrete e o anel cardinalício: o arcebispo de Lima, Carlos Castilo Mattasoglio, o de Santiago do Chile, Fernando Natalio Chomali Garib, o de Santiago del Estero e primaz argentino, Vicente Bokalic Iglic, o de Guayaquil, o equatoriano Gerardo Luis Cabrera e o arcebispo brasileiro de Porto Alegre, Jaime Spengler.

Com estas nomeações, provenientes de 17 países diferentes e presenças de todos os cinco continentes, o número de membros do colégio cardinalício sobe para 253, entre eles, 140 são os que têm direito de voto, o maior número alguma vez registado desde que Paulo VI estabeleceu o número máximo de eleitores que é de 120.

Em 2025 prevê-se que 14 completem 80 anos.

Com estas nomeações, Francisco deixou a sua marca no futuro conclave para eleger o próximo papa, já que quase 80% dos cardeais que entrarão na Capela Sistina foram eleitos durante o seu pontificado.

Últimas do Mundo

Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.
As autoridades australianas declararam hoje o estado de catástrofe devido à dimensão dos incêndios florestais, que destruíram várias casas e devastaram vastas áreas de floresta no sudeste rural do país.
O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.