Papa Francisco critica quem se preocupa com dinheiro enquanto mundo vive com fome e guerra

O Papa Francisco criticou hoje, durante a missa na Basílica de São Pedro, a preocupação de certos países com o crescimento financeiro, enquanto há fome e guerra em meio mundo.

© D.R.

“Infelizmente, ao nosso redor vemos como a pretensão do primeiro pecado, o de querer ser como Deus, continua a ferir a humanidade, e como esta presunção de autossuficiência não produz nem amor nem felicidade”, disse o papa na homilia de uma celebração com 21 novos cardeais e no dia em que se celebra a Imaculada Conceição.

E perguntou: “De que adianta ter dinheiro no banco, conforto nos apartamentos, contratos falsos no mundo virtual, se os corações permanecem frios, vazios ou fechados? Para que servem os elevados níveis de crescimento financeiro dos países privilegiados, se metade do mundo morre de fome e de guerra, enquanto o resto assiste com indiferença?”.

Está previsto que hoje Francisco vá à Escadaria Espanhola, no centro de Roma, para prestar a tradicional homenagem à Imaculada Conceição.

Esta eucaristia foi celebrada juntamente com os novos cardeais que foram nomeados no consistório deste sábado.

“São irmãos a quem pedi que me ajudassem no serviço pastoral da Igreja universal”, disse ele explicou.

Francisco celebrou neste sábado o seu décimo consistório no qual nomeou 21 novos cardeais, e entre eles receberam o barrete e o anel cardinalício: o arcebispo de Lima, Carlos Castilo Mattasoglio, o de Santiago do Chile, Fernando Natalio Chomali Garib, o de Santiago del Estero e primaz argentino, Vicente Bokalic Iglic, o de Guayaquil, o equatoriano Gerardo Luis Cabrera e o arcebispo brasileiro de Porto Alegre, Jaime Spengler.

Com estas nomeações, provenientes de 17 países diferentes e presenças de todos os cinco continentes, o número de membros do colégio cardinalício sobe para 253, entre eles, 140 são os que têm direito de voto, o maior número alguma vez registado desde que Paulo VI estabeleceu o número máximo de eleitores que é de 120.

Em 2025 prevê-se que 14 completem 80 anos.

Com estas nomeações, Francisco deixou a sua marca no futuro conclave para eleger o próximo papa, já que quase 80% dos cardeais que entrarão na Capela Sistina foram eleitos durante o seu pontificado.

Últimas do Mundo

A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia aumentou para 145, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês numa conferência de imprensa, quando as chuvas também estão a provocar mortes nos países vizinhos.
Andriy Yermak, o homem mais poderoso depois do Presidente ucraniano, está a ser investigado por corrupção ligada à Energoatom. O NABU entrou esta sexta-feira na sua casa, abalando o núcleo duro do poder em plena guerra.
Pelo menos 128 pessoas morreram em consequência do incêndio que devastou um complexo residencial em Hong Kong na quarta-feira, de acordo com o balanço atualizado esta sexta-feira, 28 de novembro, pelas autoridades locais, que deram conta ainda da existência de 79 feridos.
Famílias imigrantes estão a viajar propositadamente para deixar adolescentes em instituições espanholas e aceder a benefícios públicos — um esquema que já envolve dezenas de casos e redes organizadas. O CHEGA avisa que Portugal “pode ser o próximo alvo” se não fechar urgentemente brechas legais semelhantes.
A Disney retirou pela primeira vez desde 2019 qualquer referência a “diversidade”, “equidade” ou “inclusão” dos seus relatórios oficiais, marcando um recuo histórico na estratégia ideológica que dominou a empresa nos últimos anos. Para o CHEGA, esta mudança demonstra que “o público está farto de propaganda disfarçada de entretenimento”.
A procuradora federal de Washington D.C. acusou hoje o suspeito do ataque contra dois agentes perto da Casa Branca de três crimes de tentativa de homicídio e um de posse ilegal de arma de fogo.