Explicador condenado por pedofilia volta a abusar de menores em Viana do Castelo

O explicador foi de novo detido pela Polícia Judiciária de Braga, em março do ano passado, e vai ser julgado agora por seis crimes de abuso sexual, dois dos crimes são agravados.

© D.R.

Um explicador de Matemática, de 48 anos, de Viana do Castelo, foi condenado a uma pena suspensa de cinco anos, em 2018, por 88 crimes sexuais contra 11 adolescentes.

Em março do ano passado, voltou a cometer o mesmo crime, quando ainda estava proibido de contactar menores de 16 anos, sendo de novo detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Braga. Agora, vai ser julgado por seis crimes de abuso sexual, dois dos crimes são agravados.

A notícia é do Correio da Manhã (CM) que conta que, em 2022, o explicador abriu um centro de explicações num centro comercial, em Viana do Castelo, quando estava ainda a cumprir a pena.

“Mudou de nome e de visual e conseguiu, desta forma, angariar alunos para explicações. Abusou de pelo menos dois rapazes, na altura com 13 e 14 anos”, relata o CM.

Segundo a acusação do Ministério Público de Viana do Castelo, o predador aproveitou-se da “relação de confiança que mantinha com a família” das vítimas.

“Em fevereiro deste ano, após a extinção da pena, o explicador cortou o cabelo e recuperou o aspeto físico anterior. Foi reconhecido na rua e denunciado às autoridades. A PJ fez buscas ao gabinete onde aconteciam as explicações, mas o espaço estava vazio. O explicador acabou por ser detido, depois de assumir parte dos crimes perante o juiz que o mandou para a cadeia. Encontra-se em prisão preventiva”, escreve o CM.

Note-se que, em 2009, o explicador, que também dava aulas de karaté, foi investigado por abuso sexual de um menor. O Ministério Público arquivou o caso. Em 2010, a Justiça arquivou mais uma queixa. Já em 2018, foi julgado por 159 crimes de abuso sexual de crianças e oito de atos sexuais com adolescentes. O coletivo que o julgou absolveu-o de 76 crimes e um dos juízes votou contra a suspensão da pena.

Últimas do País

Elementos do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto terminaram ao início desta manhã de realizar buscas a “várias residências dos Super Dragões no distrito do Porto, avançou fonte da PSP do Porto.
A Polícia Judiciária está a realizar hoje buscas na Câmara Municipal de Coruche, no distrito de Santarém, confirmou à Lusa a força de segurança, sem revelar mais pormenores sobre a operação.
No último dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, a proposta do CHEGA foi aprovada com votos a favor do PSD e CDS-PP, votos contra de PS, PCP, BE, Livre e PAN e abstenção da IL.
O parlamento aprovou hoje duas propostas de alteração do CHEGA sobre a construção de autoestradas, em Coimbra e Castelo Branco, bem como uma iniciativa para o lançamento da obra do IC6 em Seia.
A Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) alertou esta quarta-feira para a escalada de fraudes nos exames práticos e teóricos de condução, com recurso a equipamentos escondidos ou até "duplos", e exigiu medidas imediatas para travar a escalada.
Portugal prepara-se para entrar no grupo dos países com as leis da nacionalidade mais duras de toda a União Europeia. Se as alterações aprovadas no Parlamento, e agora sob escrutínio do Tribunal Constitucional, avançarem, será mais fácil tornar-se francês, alemão, belga ou sueco do que obter o cartão de cidadão português.
Os 10 detidos na operação 'Renascer', que apreendeu mais de sete toneladas de droga em duas embarcações de pesca no Atlântico, ficaram em prisão preventiva, adiantou hoje o Ministério Público (MP).
Entre 2010 e 2025, a Polícia Judiciária (PJ) contabilizou 66 crianças assassinadas, incluindo 26 recém-nascidos, apontando um estudo em curso para verificar se estes últimos casos têm como fatores comuns a ocultação da gravidez e a ausência do pai.
O nível de alerta no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira subiu para V3 (fase de reativação), o mesmo grau atribuído ao vulcão de Santa Bárbara, revelou esta quarta-feira o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores.
Portugal conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nos Jogos Surdolímpicos, que hoje encerraram no Japão, na edição mais profícua de sempre, com destaque para Margarida Silva, André Soares e Joana Santos.