Explicador condenado por pedofilia volta a abusar de menores em Viana do Castelo

O explicador foi de novo detido pela Polícia Judiciária de Braga, em março do ano passado, e vai ser julgado agora por seis crimes de abuso sexual, dois dos crimes são agravados.

© D.R.

Um explicador de Matemática, de 48 anos, de Viana do Castelo, foi condenado a uma pena suspensa de cinco anos, em 2018, por 88 crimes sexuais contra 11 adolescentes.

Em março do ano passado, voltou a cometer o mesmo crime, quando ainda estava proibido de contactar menores de 16 anos, sendo de novo detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Braga. Agora, vai ser julgado por seis crimes de abuso sexual, dois dos crimes são agravados.

A notícia é do Correio da Manhã (CM) que conta que, em 2022, o explicador abriu um centro de explicações num centro comercial, em Viana do Castelo, quando estava ainda a cumprir a pena.

“Mudou de nome e de visual e conseguiu, desta forma, angariar alunos para explicações. Abusou de pelo menos dois rapazes, na altura com 13 e 14 anos”, relata o CM.

Segundo a acusação do Ministério Público de Viana do Castelo, o predador aproveitou-se da “relação de confiança que mantinha com a família” das vítimas.

“Em fevereiro deste ano, após a extinção da pena, o explicador cortou o cabelo e recuperou o aspeto físico anterior. Foi reconhecido na rua e denunciado às autoridades. A PJ fez buscas ao gabinete onde aconteciam as explicações, mas o espaço estava vazio. O explicador acabou por ser detido, depois de assumir parte dos crimes perante o juiz que o mandou para a cadeia. Encontra-se em prisão preventiva”, escreve o CM.

Note-se que, em 2009, o explicador, que também dava aulas de karaté, foi investigado por abuso sexual de um menor. O Ministério Público arquivou o caso. Em 2010, a Justiça arquivou mais uma queixa. Já em 2018, foi julgado por 159 crimes de abuso sexual de crianças e oito de atos sexuais com adolescentes. O coletivo que o julgou absolveu-o de 76 crimes e um dos juízes votou contra a suspensão da pena.

Últimas do País

A GNR esclareceu hoje que o aeroporto de Lisboa vai ser reforçado com 24 militares com formação de guarda de fronteira a partir da próxima terça-feira.
Dez Conselhos de Administração de Unidades Locais de Saúde (ULS) terminam hoje os mandatos, entre os quais a ULS de São José, em Lisboa, indicou à Lusa a direção executiva do SNS.
O orçamento da Lei de Programação Militar (LPL) foi reforçado em 221 milhões de euros em 2025, cinco vezes acima da dotação inicial, reflexo do investimento associado ao objetivo dos 2% do PIB em defesa, anunciou hoje o Exército.
A ASAE apreendeu 21 carcaças de animais e instaurou cinco processos-crime por abate clandestino durante uma operação realizada nos últimos dias em Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto e Porto de Mós, indicou hoje aquele organismo.
O aeroporto de Lisboa vai ser reforçado com 10 militares da GNR que começam a trabalhar no sábado, depois de receberam “uma ligeira formação” na sexta-feira, revelou hoje à Lusa fonte policial.
O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, tem atualmente o mais longo tempo de espera para doentes urgentes, com três horas, enquanto o Hospital Amadora-Sintra conseguiu reduzir para cerca de duas horas, segundo informação do Serviço Nacional de Saúde.
A Linha SNS 24 atendeu mais de 5,7 milhões de chamadas, em 2025, e agendou mais de um milhão de consultas nos cuidados de saúde primários, o que corresponde a cerca de 2.800 consultas diárias, foi hoje divulgado.
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool nos primeiros quatro dias da operação que a PSP e a GNR realizaram durante o período de ano novo.
Os ministérios da Saúde e das Finanças autorizaram um novo reforço de verbas para as Unidades Locais de Saúde e IPO, no valor de 600 milhões de euros, destinado à regularização de dívidas em atraso, foi hoje anunciado.
As viagens na A1 entre Lisboa e o Porto irão aumentar 45 cêntimos, para 25,05 euros, subindo ainda 50 cêntimos na A2 entre Lisboa e Algarve, para 23,80 euros, a partir de 01 de janeiro, segundo comunicado da Brisa.