Presidente da República recebido pelo chefe de Estado eslovaco com honras militares

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje recebido com honras militares pelo homólogo eslovaco, Peter Pellegrini, em Bratislava, com quem esteve reunido cerca de meia hora antes de visitar os militares portugueses naquele país.

EPA/JOSE COELHO

O chefe de Estado português chegou ao Palácio Grassalkovich, em Bratislava, capital da Eslováquia, pelas 10:30 locais (mais uma hora do que em Portugal continental), local onde já o aguardava uma Guarda de Honra composta por militares eslovacos.

A acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa estiveram também o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Nunes da Fonseca, o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Mendes Ferrão, e a Embaixadora de Portugal na Eslováquia, Maria João Lopes Cardoso.

No exterior do palácio, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo chefe de Estado da Eslováquia, Peter Pellegrini, e por um casal vestido com uma indumentária tradicional eslovaca que o aguardava para lhe oferecer pão e sal, um gesto simbólico de hospitalidade naquele país.

Ouviu-se “A Portuguesa”, seguida do hino nacional da Eslováquia, e os dois chefes de Estado fizeram a tradicional inspeção da Guarda de Honra.

Já no interior, Marcelo Rebelo de Sousa e Peter Pellegrini tiraram a fotografia oficial, altura em que o Presidente português deu um aperto de mão vigoroso ao seu homólogo, antes de assinar o livro de honra.

Os dois tiveram de seguida um encontro privado, fechado à comunicação social, que durou cerca de meia hora, antes de a comitiva portuguesa deixar o palácio para se deslocar à zona de treino militar de Lešt, situada a cerca de duas horas e meia da capital eslovaca.

O chefe de Estado português tem agendado um almoço com a 1.ª Força Nacional Destacada na Eslováquia, que se encontra naquela base no âmbito de uma missão da NATO e é composta por 26 militares do Exército português (23 homens e três mulheres), integrados num batalhão espanhol.

De acordo com dados do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), Portugal contribui ainda para esta força da NATO com cinco carros de combate Leopard 2A6.

Esta missão da Aliança Atlântica na Eslováquia – país fronteiriço com a Ucrânia – tem como objetivo reforçar a presença de forças militares na fronteira leste da NATO, “contribuindo para a dissuasão e defesa”, à semelhança das missões na Roménia.

Os países da NATO, nomeadamente Portugal, têm reforçado a sua presença militar na fronteira leste da Aliança Atlântica desde fevereiro de 2022, quando a Federação Russa invadiu a Ucrânia.

Desde que assumiu a chefia do Estado, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa visitou forças nacionais destacadas em missões militares em Kaunas, Lituânia, e em Málaga, Espanha, em 2017, na República Centro-Africana, em 2018, no Afeganistão, em 2019, e na Roménia, em 2022.

Últimas do País

As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como "gás do riso", aumentaram quase 15 vezes entre 2023 e 2025, passando de 175 para 2.615, revelam dados hoje divulgados pela GNR à agência Lusa.
Um homem foi acusado pela prática de quatro crimes de terrorismo, sendo dois por incitamento e outros dois por glorificação deste tipo de práticas, informou hoje o Ministério Público (MP).
A idade mediana na União Europeia (UE) subiu 2,1 anos desde 2015 ao fixar-se em 44,9 anos em 2025, sendo Portugal um dos países mais envelhecidos do espaço comunitário, divulgou hoje o Eurostat.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o Plano de Emergência Interno (PEI) e acionou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação do mau tempo na região de Coimbra.
Um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades do Reino Unido por suspeitas de abuso sexual da enteada menor, foi detido esta quinta-feira no concelho de Viseu.
O Hospital Pediátrico de Coimbra está sem qualquer professor para ensinar as crianças internadas, admitiu hoje a Unidade Local de Saúde, uma situação que a associação Acreditar considera um recuo nos direitos das crianças com cancro.
O número de clientes da E-Redes sem abastecimento de energia elétrica no continente voltou a subir, sendo hoje de 45 mil, devido ao surgimento de novas avarias e inundações, a maioria nas zonas de maior impacto da depressão Kristin.
Os comboios de longo curso na Linha ferroviária do Norte entre o Porto e Lisboa foram suspensos por razões de segurança devido ao agravamento do estado do tempo e sem previsão de retoma, segundo a CP.
A Proteção Civil registou na quinta-feira 678 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal continental, sendo em maior número inundações, queda de árvores e deslizamentos de terra que afetaram sobretudo a região de Coimbra.
O caudal do rio Tejo manteve-se estabilizado em valores elevados durante a noite no ponto de medição em Almourol, devendo hoje registar oscilações ao longo do dia, num cenário semelhante ao de quinta-feira, e mantém-se o alerta vermelho na bacia.