Três israelitas morreram em ataque no norte da Cisjordânia

Três israelitas morreram hoje num ataque com tiros contra um autocarro em Al-Funduq, uma aldeia palestiniana no norte da Cisjordânia que é rodeada de colonatos judeus, segundo um serviço de emergência israelita.

© Facebook de Israel Reports

De acordo com o serviço de emergência e resgate israelita, entre os mortos estão duas mulheres de 60 anos e um homem de 40 anos. Outras sete pessoas ficaram feridas, incluindo o motorista do autocarro, de 63 anos.

O Exército israelita indicou que as suas tropas estão à procura dos autores deste “ataque terrorista” e que instalaram bloqueios nas estradas próximas ao local do atentado e cercaram várias aldeias.

A violência tem aumentado na Cisjordânia desde o ataque do grupo islamita palestiniano Hamas ao território israelita, em 07 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza.

Cerca de três milhões de palestinianos vivem na Cisjordânia ocupada por Israel – desde a guerra de 1967 – e mais de 500 mil judeus vivem na mesma região em dezenas de colonatos, que a maior parte da comunidade internacional considera ilegais.

Últimas do Mundo

O funeral do Papa Francisco será realizado dentro de nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor dentro de um mês, anunciou hoje o Vaticano após a morte do pontífice.
A Rússia retomou hoje os ataques aéreos de longo alcance contra a Ucrânia, após uma breve pausa no domingo devido à trégua declarada pelo Kremlin para a Páscoa, de acordo com fonte militar da Ucrânia.
O Presidente salvadorenho propôs uma troca de prisioneiros com a Venezuela, sugerindo entregar venezuelanos deportados dos EUA, detidos em El Salvador, recebendo “presos políticos” na Venezuela, incluindo de nacionalidade portuguesa.
O papa Francisco morreu hoje, anunciou hoje o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell.
O Presidente dos Estados Unidos disse hoje esperar um acordo “durante a semana” entre a Rússia e a Ucrânia, numa breve mensagem difundida na sua rede social, Truth.
O Exército israelita reconheceu “mal-entendidos operacionais” e “erros” nas mortes de 15 socorristas, na sequência de um ataque a ambulâncias no sul da Faixa de Gaza, devido a “má visibilidade” e anunciou a demissão de um oficial.
Caças britânicos intercetaram aeronaves russas que voavam junto do espaço aéreo da NATO nos últimos dias, anunciou hoje o Ministério da Defesa britânico em comunicado.
O ministro israelita das Finanças, Bezalel Smotrich, apelou na noite de sábado à ocupação da Faixa de Gaza e ao estabelecimento de um “regime militar, se necessário”, no enclave palestiniano, onde vivem mais de dois milhões de pessoas.
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, encontrou-se hoje brevemente com o Papa para "saudações de Páscoa", dois meses depois de Francisco, que recupera de uma pneumonia, ter criticado fortemente a política migratória norte-americana.
Impensável há apenas algumas semanas, a presença do Papa Francisco no Vaticano é esperada hoje pelos católicos de todo o mundo para as celebrações da Páscoa, a festa mais importante do ano.