Governo britânico recorre a tecnologia e horários alargados para reduzir listas de espera na saúde

O Governo britânico quer acelerar tratamentos e reduzir as listas de espera no sistema de saúde público através do uso de tecnologia e serviços abertos aos fins de semana, anunciou hoje o primeiro-ministro, Keir Starmer.

© D.R.

Num discurso em Epsom, no sudoeste de Londres, o governante apresentou um plano que pretende introduzir reformas que vão garantir “milhões de consultas adicionais”.

Starmer prometeu “um Serviço Nacional de Saúde que trata os pacientes mais depressa” e que lhes “oferece um nível de conveniência que eles consideram normal em qualquer outro serviço que usam no dia-a-dia”.

As novas medidas incluem mais funcionalidades para a aplicação digital do serviço de saúde público britânico, o National Health Service, conhecido pela sigla NHS.

A partir de março, 85% das unidades de saúde mais problemáticas vão disponibilizar informação sobre as consultas e permitir a sua alteração na aplicação digital para tentar reduzir a taxa de absentismo.

Os utentes também vão poder receber os resultados de exames e análises na aplicação mais rapidamente, em vez de serem informados por carta ou por telefone.

Keir Starmer anunciou ainda o alargamento do horário de centros de diagnóstico locais, que passam a funcionar “sete dias por semana, 12 horas por dia”, para fazer exames como raio-x e ecografias.

O Governo do Reino Unido espera assim libertar médicos e especialistas para realizar mais consultas.

Atualmente existem 165 centros de diagnóstico comunitários em Inglaterra, situados em locais como centros comerciais, universidades e estádios de futebol.

Outra medida será o alargamento do uso da Inteligência Artificial, nomeadamente em equipamentos médicos, como estetoscópios que conseguem identificar o risco de insuficiência cardíaca.

“A Inteligência Artificial é uma tecnologia com um poder quase ilimitado para reduzir o desperdício, acelerar as coisas e salvar vidas. E com este plano, o NHS vai aproveitá-la devidamente”, prometeu Starmer.

O primeiro-ministro britânico também anunciou o alargamento da relação entre o NHS e o setor privado, numa tentativa de reduzir os tempos de espera, no que chamou hoje de “parceria de interesse nacional”.

O plano pretende cumprir a promessa de disponibilizar mais dois milhões de consultas no primeiro ano de mandato do executivo trabalhista, o que equivale a 40.000 consultas por semana.

Atualmente estão nas listas de espera para cuidados de saúde no Reino Unido 7,5 milhões de pessoas, 40% das quais há mais do que as 18 semanas aconselhadas e previstas.

Últimas do Mundo

Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.