Governo britânico recorre a tecnologia e horários alargados para reduzir listas de espera na saúde

O Governo britânico quer acelerar tratamentos e reduzir as listas de espera no sistema de saúde público através do uso de tecnologia e serviços abertos aos fins de semana, anunciou hoje o primeiro-ministro, Keir Starmer.

© D.R.

Num discurso em Epsom, no sudoeste de Londres, o governante apresentou um plano que pretende introduzir reformas que vão garantir “milhões de consultas adicionais”.

Starmer prometeu “um Serviço Nacional de Saúde que trata os pacientes mais depressa” e que lhes “oferece um nível de conveniência que eles consideram normal em qualquer outro serviço que usam no dia-a-dia”.

As novas medidas incluem mais funcionalidades para a aplicação digital do serviço de saúde público britânico, o National Health Service, conhecido pela sigla NHS.

A partir de março, 85% das unidades de saúde mais problemáticas vão disponibilizar informação sobre as consultas e permitir a sua alteração na aplicação digital para tentar reduzir a taxa de absentismo.

Os utentes também vão poder receber os resultados de exames e análises na aplicação mais rapidamente, em vez de serem informados por carta ou por telefone.

Keir Starmer anunciou ainda o alargamento do horário de centros de diagnóstico locais, que passam a funcionar “sete dias por semana, 12 horas por dia”, para fazer exames como raio-x e ecografias.

O Governo do Reino Unido espera assim libertar médicos e especialistas para realizar mais consultas.

Atualmente existem 165 centros de diagnóstico comunitários em Inglaterra, situados em locais como centros comerciais, universidades e estádios de futebol.

Outra medida será o alargamento do uso da Inteligência Artificial, nomeadamente em equipamentos médicos, como estetoscópios que conseguem identificar o risco de insuficiência cardíaca.

“A Inteligência Artificial é uma tecnologia com um poder quase ilimitado para reduzir o desperdício, acelerar as coisas e salvar vidas. E com este plano, o NHS vai aproveitá-la devidamente”, prometeu Starmer.

O primeiro-ministro britânico também anunciou o alargamento da relação entre o NHS e o setor privado, numa tentativa de reduzir os tempos de espera, no que chamou hoje de “parceria de interesse nacional”.

O plano pretende cumprir a promessa de disponibilizar mais dois milhões de consultas no primeiro ano de mandato do executivo trabalhista, o que equivale a 40.000 consultas por semana.

Atualmente estão nas listas de espera para cuidados de saúde no Reino Unido 7,5 milhões de pessoas, 40% das quais há mais do que as 18 semanas aconselhadas e previstas.

Últimas do Mundo

A Google nega algumas notícias recentes que afirmam que a empresa mudou as suas políticas para usar as mensagens e anexos dos 'emails' dos utilizadores para treinar os seus modelos de Inteligência Artificial (IA).
O Parlamento Europeu vai discutir um relatório que recomenda a proibição da utilização das redes sociais a menores de 13 anos e um limite mínimo de 16 anos, ainda que esta limitação esteja longe de reunir consenso.
Um professor galego condenado por abusar de forma sádica de uma aluna de 12 anos fugiu de Espanha e entrou em Cuba após atravessar Portugal, Brasil e Peru. A Polícia espanhola já o colocou na lista dos dez mais procurados e alerta para a sua alta perigosidade.
O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidiu manter Jair Bolsonaro em prisão preventiva, decretada no sábado após o ex-Presidente tentar romper a pulseira eletrónica enquanto cumpria prisão domiciliária.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) condenou veementemente os recentes raptos de centenas de crianças e professores em unidades educativas na Nigéria, reiterando que "as crianças nunca devem ser alvo de violência".
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, apresentou hoje a demissão numa carta enviada ao ministro da Justiça, depois de ter sido condenado a dois anos de suspensão do cargo de procurador, disseram fontes da Procuradoria.
A polícia catalã deteve em Barcelona um alegado médico que fornecia substâncias estupefacientes por via intravenosa num apartamento no bairro de Barceloneta, depois de um 'cliente' ter sofrido uma intoxicação.
O número de mortos no Vietname em uma semana de chuvas torrenciais que afetam o país subiu hoje para 90, contra 55 vítimas mortais registadas na véspera, enquanto 12 pessoas continuam desaparecidas, informaram as autoridades.
A ausência de avanços no abandono dos combustíveis fósseis, o aumento do financiamento à adaptação e a criação de um mecanismo para a transição justa marcaram a COP30 que terminou sábado em Belém.
A proprietária do Daily Mail, DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico Telegraph por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou hoje a editora em comunicado.