Deslizamento de terras na Indonésia faz 22 mortos e quatro desaparecidos

O número de mortos num deslizamento de terras na ilha de Java, na Indonésia, subiu hoje para 22 e quatro pessoas continuavam desaparecidas, anunciaram as autoridades.

© D.R.

As chuvas intensas que caíram numa zona montanhosa perto da cidade de Pekalongan, no centro de Java, provocaram um deslizamento de terras na segunda-feira que causou a queda de pontes e soterrou casas e veículos.

O anterior balanço era de 16 mortos.

“O número de mortos subiu para 22 e quatro pessoas ainda estão a ser procuradas”, disse Budiono, chefe da agência de busca e salvamento na cidade vizinha de Semarang, à agência francesa AFP.

Budiono, que como muitos indonésios tem apenas um nome, disse que os socorristas começaram a limpar a lama espessa e os detritos das estradas.

As buscas foram suspensas hoje à noite (hora local) devido às más condições climatéricas e ao risco de novos deslizamentos de terra.

“Se a chuva se intensificar, paramos imediatamente porque pode pôr em perigo a equipa de salvamento no terreno”, explicou Budiono, acrescentando que as buscas serão retomadas na sexta-feira.

O equipamento pesado já tinha sido colocado na aldeia de Kasimpar, a mais atingida, para procurar nos escombros da casa de um funcionário local, bem como num café onde outras vítimas poderão ter ficado soterradas ao procurarem abrigo da chuva.

“Estamos a concentrar as nossas buscas nestas duas zonas e no rio próximo. As vítimas podem ter sido arrastadas pela corrente”, disse Budiono.

Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas no deslizamento de terras, segundo a agência de busca e salvamento Basarnas.

Além de Java, o mau tempo também provocou deslizamento de terras na ilha turística de Bali, no domingo e na segunda-feira, causando nove mortos e sete feridos.

A Indonésia, um vasto arquipélago de mais de 17 mil ilhas, é propensa a inundações, deslizamentos de terra e outros desastres naturais, especialmente durante a estação chuvosa, que geralmente vai de novembro a abril.

Nos últimos anos, ocorreram algumas catástrofes relacionadas com o clima fora deste período.

As alterações climáticas também intensificaram as tempestades, provocando chuvas mais intensas, inundações repentinas e rajadas de vento mais fortes.

Em maio passado, 67 pessoas morreram depois de fortes chuvas terem provocado inundações repentinas na parte ocidental de Sumatra, arrastando para zonas residenciais uma mistura de cinzas, areia e seixos provenientes da erupção do Monte Marapi.

Últimas do Mundo

O antigo primeiro-ministro malaio Najib Razak foi hoje condenado a 15 anos de prisão por corrupção no fundo de investimento estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB).
A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.