GNR desmantela unidade de produção de canábis e apreende 115 quilos em Santarém

A GNR desmantelou, na terça-feira, uma unidade industrial utilizada para produção de canábis, em Alcanhões, no concelho de Santarém, tendo apreendido 115 quilos daquele estupefaciente pronto a vender e consumir, foi esta quinta-feira divulgado.

©GNR

Num comunicado, a GNR de Santarém explica que, na sequência “de uma denúncia a dar conta da existência de um local destinado à plantação e posterior preparação de canábis”, os militares realizaram uma operação de investigação criminal, em colaboração com o Ministério Público, “que culminou no cumprimento de uma busca em armazém, em Alcanhões”.

A busca resultou na apreensão de 115 quilos de canábis sativa seca e pronta a vender e consumir e 3.552 pés de canábis sativa em diferentes estados de maturação.

Além disso, foram apreendidos 526 arrancadores para lâmpadas de aquecimento, 392 lâmpadas de aquecimento, 213 disjuntores elétricos, 72 extratores de gases, 67 filtros de grandes dimensões, 71 ventoinhas, 29 ventiladores, sete controladores de estufa, três balanças de precisão e diverso material relacionado com a produção, secagem e embalamento de produto estupefaciente.

De acordo com o mesmo comunicado, esta operação contou com 46 militares do Comando Territorial de Santarém, nomeadamente do Destacamento Territorial de Santarém, do Destacamento de Intervenção (DI), do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) e do Pelotão de Apoio e Serviços.

Contou ainda com o reforço da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).

Últimas do País

Portugal foi o terceiro país da União Europeia que menos lixo eletrónico recolheu em 2023, com uma média de 5,8 quilogramas por habitante, contra 11,6 quilos de equipamentos descartados na média dos Estados-membros.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) enviou um pré-aviso de greve parcial nos comboios de longo curso da CP, entre 03 e 13 de novembro, denunciando incumprimento de acordo laboral e falta de condições de segurança.
Oito medidas urgentes e prioritárias do Plano de Emergência e Transformação da Saúde estão por cumprir, duas das quais deveriam estar concluídas há mais de um ano, e os especialistas reconhecem que alguns prazos deveriam ser revistos.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está a notificar os estudantes estrangeiros que fugiram da guerra da Ucrânia para verificar se cumprem os requisitos para obter autorização de residência, disse hoje o ministro da Presidência.
O movimento "Pela Campanha de Esterilização de Animais Abandonados" pede aos partidos que alterem o artigo 108 da proposta do Orçamento do Estado, que consideram não responder à necessidade de controlar e erradicar o abandono de cães e gatos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para sexta-feira e sábado no norte e centro do continente chuva persistente e por vezes forte, com alguma severidade naquelas regiões, segundo a meteorologista Patrícia Gomes.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou esta quinta-feira as eleições presidenciais para 18 de janeiro de 2026.
A Polícia Judiciária (PJ) informou, esta quarta-feira, que participou este mês numa operação marítima internacional de "grande escala" no Oceano Atlântico, entre as Canárias e a Madeira, que fez quatro detenções e à apreensão de 2,3 toneladas de cocaína.
O Tribunal Constitucional rejeitou a contestação de Armando Vara à decisão de reverter o perdão de pena que lhe tinha sido concedido na pandemia, o que deve levar o ex-governante a regressar à prisão para cumprir o tempo restante.