“Uma arma importante”. ULS Santa Maria fez a primeira cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria realizou na segunda-feira a primeira cirurgia robótica da sua história, no serviço de Urologia, envolvendo um doente oncológico, anunciou hoje o hospital.

© Facebook ULS Santa Maria

A ULS de Santa Maria explica, em comunicado, que se tratou de uma prostectomia radical (remoção da próstata) num doente oncológico, um procedimento que o recurso ao robô cirúrgico permite fazer com melhor visão, mais agilidade técnica, e uma recuperação mais rápida para o doente.

“É mais uma arma importante, um valor acrescentado na agilização do tratamento destes doentes, que vem permitir altas mais precoces, além de nos mantermos atualizados com o que é considerado o estado da arte”, refere o diretor do Serviço de Urologia, José Palma das Reis, que chefiou a equipa, citado no comunicado.

A equipa multidisciplinar responsável pela cirurgia envolveu, além de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos auxiliares de saúde.

Além do alargamento a outras doenças na área da Urologia, como neoplasias da bexiga, o Programa de Cirurgia Robótica prevê a integração de outras especialidades da ULS Santa Maria, como a Cirurgia Geral, a Ginecologia ou a Cirurgia Torácica, refere a nota.

A ULS de Santa Maria concluiu em 2024 o processo internacional para aquisição do seu primeiro robô cirúrgico e o plano estratégico de inovação tecnológica prevê ainda a compra de um segundo robô.

 

Últimas do País

Cerca de 76 mil clientes das E-Redes no território continental, dos quais 66 mil na zona mais afetada pela depressão Kristin, continuavam hoje às 08:00 sem abastecimento de eletricidade, segundo a empresa.
A queda de árvores na noite de hoje deitou abaixo fios de tensão média que já tinham sido repostos, provocando um retrocesso na restauração da energia elétrica no Município de Pombal, disse a vice-presidente da câmara, Isabel Marto.
As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA), que deveriam realizar-se este mês, foram adiadas para abril devido às tempestades que atingiram várias zonas do país, destruindo escolas e afetando a vida dos alunos, famílias e profissionais.
Cerca de 2.600 militares estão no terreno para apoio direto às populações afetadas pelas tempestades que têm assolado Portugal continental, em 40 municípios, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O hospital de Leiria recebeu quase um milhar de feridos com traumas desde 28 de janeiro, quando a depressão Kristin atingiu a região, de acordo com informação dada hoje na reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil.
Quase 900 pessoas tiveram de ser realojadas desde domingo devido ao mau tempo em Portugal continental, anunciou hoje o comandante nacional da Proteção Civil.
Os alegados traficantes de droga detidos pela Polícia Judiciária (PJ) em Portimão no âmbito da operação 'Valhalla' recorriam a um carro funerário para transportar a cocaína na região sem levantar suspeitas, revelou hoje a força policial.
Empresários das frutas e legumes portugueses, que marcam presença na feira Fruit Logistica, em Berlim, consideram as medidas anunciadas pelo Governo “paliativos” que podem pôr em risco a atividade de muitos produtores.
Um total de 93 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico pelas 12:00 de hoje, na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo pelo continente português, divulgou a empresa.
Moradores de aldeias que estão sem eletricidade há 10 dias, na sequência da depressão Kristin, estão a mobilizar-se para uma manifestação esta noite, em Pombal, para reclamar soluções urgentes para a população que “está desesperada”.