“Uma arma importante”. ULS Santa Maria fez a primeira cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria realizou na segunda-feira a primeira cirurgia robótica da sua história, no serviço de Urologia, envolvendo um doente oncológico, anunciou hoje o hospital.

© Facebook ULS Santa Maria

A ULS de Santa Maria explica, em comunicado, que se tratou de uma prostectomia radical (remoção da próstata) num doente oncológico, um procedimento que o recurso ao robô cirúrgico permite fazer com melhor visão, mais agilidade técnica, e uma recuperação mais rápida para o doente.

“É mais uma arma importante, um valor acrescentado na agilização do tratamento destes doentes, que vem permitir altas mais precoces, além de nos mantermos atualizados com o que é considerado o estado da arte”, refere o diretor do Serviço de Urologia, José Palma das Reis, que chefiou a equipa, citado no comunicado.

A equipa multidisciplinar responsável pela cirurgia envolveu, além de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos auxiliares de saúde.

Além do alargamento a outras doenças na área da Urologia, como neoplasias da bexiga, o Programa de Cirurgia Robótica prevê a integração de outras especialidades da ULS Santa Maria, como a Cirurgia Geral, a Ginecologia ou a Cirurgia Torácica, refere a nota.

A ULS de Santa Maria concluiu em 2024 o processo internacional para aquisição do seu primeiro robô cirúrgico e o plano estratégico de inovação tecnológica prevê ainda a compra de um segundo robô.

 

Últimas do País

Um homem de 34 anos foi detido pela PSP em plena estação do Cais do Sodré, em Lisboa, por violência doméstica. O suspeito ameaçava a ex-companheira com uma faca e apalpava-a quando foi intercetado pelos agentes, após o alerta de um menor de 15 anos.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje que as urgências regionais podem ser "a medida certa" no curto prazo para responder a carências críticas, mas alerta que o diploma assenta numa fórmula errada, arriscando não ter adesão.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou 626 operadores económicos do setor das agências de viagens, tendo instaurado 42 processos de contraordenação, devido, sobretudo, ao “incumprimento de requisitos legais”, segundo um comunicado.
A falta de docentes continua a afundar o ensino público. Milhares de alunos começaram a semana sem todas as aulas, turmas são espalhadas por várias salas e há crianças que continuam sem professor titular desde o início do ano letivo.
Um homem de 92 anos morreu hoje atropelado por um comboio em Ovar, no distrito de Aveiro, estando a circulação ferroviária interrompida na Linha do Norte no sentido sul/norte, disse à Lusa fonte da proteção civil.
Os estudantes portugueses em mobilidade académica internacional queixam-se de dificuldades para votar nas eleições presidenciais, defendendo mecanismos como o voto postal para cidadãos temporariamente no estrangeiro, segundo um comunicado da Erasmus Student Network (ESN) Portugal.
O presidente da ERSE defendeu hoje no parlamento que interromper interligações com Espanha para evitar um apagão energético não iria proteger os consumidores portugueses, pois implicava ter "máquinas elétricas" em permanência para substituir essa potência.
Mais de uma dezena de casas assaltadas, emigrantes como principais alvos e aldeias em sobressalto. A GNR avançou de madrugada e travou uma rede criminosa que espalhava o medo em Macedo de Cavaleiros e Bragança.
Vários distritos vão estar entre quinta-feira e sábado sob avisos devido à previsão de chuva e agitação marítima por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Polícia Judiciária (PJ) entregou hoje às autoridades alemãs o jovem de 19 anos detido em Lisboa por suspeita de ter matado a família quando se encontravam de viagem a Cabo Verde.