Quatro urgências de obstetricia e uma de pediatria fechadas no fim de semana

As urgências de obstetrícia e ginecologia dos hospitais de Almada, Barreiro, Vila Franca de Xira e Leiria e a urgência pediátrica do Beatriz Ângelo, em Loures, vão estar encerradas no fim de semana, indica hoje o portal do SNS.

© D.R.

Segundo a informação sobre as escalas disponibilizada às 12:45 no portal do SNS, estão encerrados hoje e domingo as urgências de obstetrícia e ginecologia dos hospitais Garcia da Horta (Almada), Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), Vila Franca de Xira e Santo André, em Leiria, e a urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo (Loures).

A informação adianta ainda que, hoje e domingo, estarão abertos 146 serviços de urgência em Portugal continental, além de três para casos referenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e/ pela linha SNS 24.

Os serviços de urgência para casos referenciados pelo INEM e pela linha SNS 24 são o de pediatria do Hospital Fernando Fonseca (Amadora/Sintra), que funcionará com estas limitações a partir das 20:00 de hoje e até às 08:00 de domingo, estará aberto entre as 08:00 e as 20:00 e voltará a estar condicionado entre as 20:00 e as 24:00 de domingo.

Também a urgência geral do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, está sujeita a referenciação do INEM ou da linha SNS 24 desde as 08:00 de hoje e até às 08:00 de domingo.

A urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, está a funcionar apenas com referência do INEM desde as 09:00 de hoje e até às 24:00 de domingo.

No portal do Serviço Nacional de Saúde é feito o apelo aos utentes para que contactem a linha SNS 24 (800 24 24 24) antes de se dirigirem às urgências.

Últimas do País

Portugal voltou a perder população para o estrangeiro. Depois da pandemia, a emigração acelerou e atingiu em 2023 o valor mais elevado dos últimos cinco anos, confirmando que milhares de portugueses continuam a procurar fora do país aquilo que não encontram cá dentro: trabalho, estabilidade e oportunidades.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) rejeitam as críticas que lhes foram dirigidas no fim de semana pelo presidente do INEM, lembram que sempre estiveram "na linha da frente" e que ignorar estes profissionais é "desperdiçar conhecimento".
Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, entre terça e quarta-feira, devido a agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas por condução sob o efeito do álcool e 76 sob influência de substâncias psicotrópicas, drogas e outro produtos, informou esta segunda-feira a Guarda numa nota para assinalar a operação "Roadpool".
A Autoridade Marítima Nacional está a efetuar buscas por três pescadores, de nacionalidade indonésia, ao largo de Caminha, que se encontram desaparecidos no mar após a embarcação de pesca local em que seguiam ter naufragado hoje cerca das 12:20.
A Resolução do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), na qual figuram medidas prioritárias como a nova Lei das Finanças Locais e o fortalecimento da autonomia local, foi hoje aprovada por esmagadora maioria.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, um homem próximo do ex-presidente da Guiné-Bissau Sissoco Embaló por suspeita de contrabando e branqueamento, adiantou à Lusa fonte ligada à investigação.
Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR por furto de azeitona, no concelho de Mourão, no distrito de Évora, tendo os militares apreendido 300 quilos daquele fruto, revelou hoje a força de segurança.
O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia hoje as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10:15.