Recurso de 13 arguidos do caso Pelicot marcado para outubro e novembro

O recurso de 13 arguidos condenados no caso Pelicot, relativo à violação de Gisèle Pelicot, drogada pelo marido e violada por dezenas de homens, realiza-se de 06 de outubro a 21 de novembro, anunciou hoje a justiça francesa.

© DR

Todos os 51 arguidos foram condenados no primeiro julgamento, que decorreu entre setembro e dezembro de 2024 em Avignon (sul de França).

Dezassete deles decidiram recorrer da decisão, mas quatro acabaram por retirar o recurso, pelo que serão 13 a comparecer no tribunal de Nîmes, no sul de França.

O principal arguido, o marido, Dominique Pelicot, de 72 anos, foi condenado a 20 anos de prisão, com obrigatoriedade de cumprir pelo menos dois terços, e não recorreu da sentença.

Dominique Pelicot não recorreu porque “se recusa” a obrigar “Gisèle a um novo calvário, a novos confrontos”, declarou à agência France-Presse a advogada, Béatrice Zavarro.

Os 13 coarguidos que recorreram têm até à abertura deste segundo processo a possibilidade de desistir do recurso.

Dominique Pelicot, que drogou e violou a mulher e recrutou dezenas de homens na internet para também a violarem, deverá ser chamado a depor em tribunal, como testemunha.

Os 50 coarguidos, com idades compreendidas entre os 27 e os 74 anos, foram também considerados culpados de violar Gisèle Pelicot na sua casa em Mazan, entre 2011 e 2020, e condenados a penas de prisão entre três anos para um reformado, por agressão sexual, e 15 anos de prisão para um homem que violou Gisèle Pelicot seis vezes.

Gisèle Pelicot, também deverá estar presente no novo julgamento.

A vítima, que foi casada com Dominique 50 anos, tornou-se um ícone feminista por se recusar a ter um julgamento à porta fechada, para que “a vergonha mude de lado”.

A septuagenária “não tem medo”, quer participar e “está a preparar-se para enfrentar este novo julgamento com a mesma determinação e coragem”, afirmou o seu advogado, Antoine Camus.

Apesar de só comparecer na qualidade de testemunha neste julgamento, Dominique Pelicot está ainda a ser acusado pela unidade de “casos arquivados” de Nanterre por uma tentativa de violação em 1999 e por uma violação e posterior homicídio de uma agente imobiliária de 23 anos em Paris, em 1991.

Últimas do Mundo

Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.