Recurso de 13 arguidos do caso Pelicot marcado para outubro e novembro

O recurso de 13 arguidos condenados no caso Pelicot, relativo à violação de Gisèle Pelicot, drogada pelo marido e violada por dezenas de homens, realiza-se de 06 de outubro a 21 de novembro, anunciou hoje a justiça francesa.

© DR

Todos os 51 arguidos foram condenados no primeiro julgamento, que decorreu entre setembro e dezembro de 2024 em Avignon (sul de França).

Dezassete deles decidiram recorrer da decisão, mas quatro acabaram por retirar o recurso, pelo que serão 13 a comparecer no tribunal de Nîmes, no sul de França.

O principal arguido, o marido, Dominique Pelicot, de 72 anos, foi condenado a 20 anos de prisão, com obrigatoriedade de cumprir pelo menos dois terços, e não recorreu da sentença.

Dominique Pelicot não recorreu porque “se recusa” a obrigar “Gisèle a um novo calvário, a novos confrontos”, declarou à agência France-Presse a advogada, Béatrice Zavarro.

Os 13 coarguidos que recorreram têm até à abertura deste segundo processo a possibilidade de desistir do recurso.

Dominique Pelicot, que drogou e violou a mulher e recrutou dezenas de homens na internet para também a violarem, deverá ser chamado a depor em tribunal, como testemunha.

Os 50 coarguidos, com idades compreendidas entre os 27 e os 74 anos, foram também considerados culpados de violar Gisèle Pelicot na sua casa em Mazan, entre 2011 e 2020, e condenados a penas de prisão entre três anos para um reformado, por agressão sexual, e 15 anos de prisão para um homem que violou Gisèle Pelicot seis vezes.

Gisèle Pelicot, também deverá estar presente no novo julgamento.

A vítima, que foi casada com Dominique 50 anos, tornou-se um ícone feminista por se recusar a ter um julgamento à porta fechada, para que “a vergonha mude de lado”.

A septuagenária “não tem medo”, quer participar e “está a preparar-se para enfrentar este novo julgamento com a mesma determinação e coragem”, afirmou o seu advogado, Antoine Camus.

Apesar de só comparecer na qualidade de testemunha neste julgamento, Dominique Pelicot está ainda a ser acusado pela unidade de “casos arquivados” de Nanterre por uma tentativa de violação em 1999 e por uma violação e posterior homicídio de uma agente imobiliária de 23 anos em Paris, em 1991.

Últimas do Mundo

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje que 2025 foi um dos três anos mais quentes desde que há registos.
A Google atualizou a sua política de controlo parental para que os pais tenham de dar o seu consentimento antes que um menor possa desativar a supervisão parental gerida pelo ‘Family Link’ na sua conta Google.
A coproprietária do bar La Constellation, na estância de esqui suíça Crans-Montana, onde morreram 40 pessoas num incêndio em 01 de janeiro, incluindo uma portuguesa, ficou hoje em liberdade condicional, decidiu o tribunal do cantão de Valais.
A Tailândia recebeu, no ano passado, 57.497 turistas portugueses, um aumento de 4,93% em relação a 2024, o que constitui um recorde, de acordo com dados hoje divulgados.
Uma segunda volta nas presidenciais implica novos boletins de voto, mas alguns emigrantes portugueses poderão ter de fazer a sua escolha nos boletins da primeira volta, se os novos não chegarem a tempo, segundo fonte oficial.
As perdas económicas decorrentes de catástrofes naturais em todo o mundo caíram quase 40% em 2025, mas o panorama global dos eventos climáticos extremos continua alarmante, afirmou hoje a resseguradora Munich Re.
O aeroporto de Viena suspendeu hoje temporariamente as suas operações devido ao gelo que cobre as pistas e as áreas circundantes, após a queda de neve das últimas horas.
A empresa de energia Endesa comunicou hoje que dados de milhões de clientes em Espanha foram alvo de “pirataria” informática.
Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.