Tiroteio na estação de metro de Bruxelas sem feridos registados

Duas pessoas dispararam hoje espingardas de assalto para o ar numa estação de metro de Bruxelas, sem causar feridos, mas provocando interrupções significativas em várias linhas de transporte durante as horas de ponta da manhã.

©D.R.

O incidente aconteceu perto da estação de metropolitano de Clémenceau, em Bruxelas, e provocou a interrupção de várias linhas de metro e de elétrico e o encerramento da estação ferroviária de Midi, no sul da capital.

Uma porta-voz da polícia confirmou ao jornal La Libre Belgique que foram disparados tiros na estação de metro de Clémenceau por volta das 07:00 locais (06:00 em Lisboa).

“Tratou-se de tiros disparados para o ar e não contra pessoas. Ninguém ficou ferido e os acontecimentos não se enquadram num contexto terrorista”, disse a porta-voz.

De acordo com o diário Le Soir, as câmaras de vigilância da estação mostraram dois homens encapuzados, armados com espingardas automáticas Kalashnikov, à entrada e no interior da estação de Clémenceau.

A polícia está a tentar localizar os autores do atentado, suspeitos de terem fugido pelo túnel do metro ou no próprio metro.

Como resultado, as linhas de metro 2 e 6 estão encerradas entre as estações Trône e Gare de l’Ouest.

Além disso, a circulação dos elétricos 4 e 10 está interrompida entre as paragens de Lemonnier e Berkendael, de acordo com a empresa de transportes Stib, que também já reportou interrupções em várias linhas.

A polícia montou um posto de comando no distrito de Anderlecht, perto da estação onde o incidente se registou.

Últimas do Mundo

Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.