Empresa de Trump processa juiz brasileiro por supressão de apoios a Bolsonaro

Uma empresa de comunicação de Donald Trump apresentou, na quarta-feira, uma queixa contra um juiz do Supremo Tribunal do Brasil por alegadamente suprimir ilegalmente a atividade nas redes sociais norte-americanas de conservadores brasileiros apoiantes de Jair Bolsonaro.

© D.R.

A empresa Trump Media & Technology Group (TMTG) e a plataforma de vídeos Rumble apresentaram a queixa em um tribunal de Tampa, no Estado da Florida, contra o juiz Alexandre de Moraes.

“A Rumble e a TMTG apresentam esta queixa para deter as intenções do juiz Moraes de censurar ilegalmente as empresas norte-americanas que operam principalmente no solo dos EUA”, detalha-se na caixa, a que a EFE teve acesso.

Segundo a queixa nos EUA, o juiz procurou suprimir de forma ilegal a atividade de vozes conservadoras brasileiras, violando as proteções de liberdade de expressão consagradas na Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

“O juiz Moraes emitiu ordens radicais para suspender várias contas baseadas nos EUA de um conhecido utilizador politicamente frontal, assegurando que nenhuma pessoa nos EUA possa ver o seu conteúdo”, especifica-se na queixa.

O ex-presidente Bolsonaro, aliado de Trump, enfrenta uma denúncia da Procuradoria brasileira, que o acusa de “liderar” uma conspiração golpista para anular a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

Na quarta-feira, o Supremo Tribunal do Brasil notificou o ex-presidente da acusação.

Os queixosos nos EUA querem um julgamento com jurados e uma ordem judicial permanente que “proteja a soberania digital de Estados Unidos”.

Bolsonaro está em vias de se sentar no banco dos réus no Brasil, sob cinco acusações, entre as quais “tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, “golpe de Estado” e “organização armada para delinquir”, o que é passível de uma sentença de até 40 anos de prisão.

Últimas do Mundo

Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.